Discurso durante a 212ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração pela precipitação de chuva na região Nordeste e pelo crescimento do PIB do Estado do Piauí.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Comemoração pela precipitação de chuva na região Nordeste e pelo crescimento do PIB do Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2013 - Página 85481
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, EVENTO, CHUVA, REGIÃO NORDESTE, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, SETOR PRIVADO, COMERCIO VAREJISTA, EMPRESA DE COMERCIO ATACADISTA, AGRICULTURA, INDUSTRIA.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Com a aquiescência do meu querido Figueiró, os Líderes atrapalham.

            Srª Presidenta, acabo de chegar do meu Estado e queria, primeiro, em nome do Partido dos Trabalhadores, em nome do povo do meu Piauí, também, prestar minha solidariedade às vítimas.

            Com certeza, digo ao Senador Aloysio Nunes que nos colocamos à disposição para encontrarmos medidas para evitar que isso se repita.

            Eu apenas quero transmitir duas informações.

            A gente falou durante tanto tempo, neste período, em seca, em seca. Choveu em quase todos os Municípios do meu Estado desde a última sexta-feira, inclusive granizo. Eu presenciei, em Morro do Chapéu, um Município próximo à Esperantina, chuva de granizo, pedras, inclusive, destruindo casas. É uma situação que não é típica para o Nordeste, é muito rara.

            A outra notícia positiva, além das chuvas, que garantem as condições de pastagem e começam a encher os reservatórios, Sr. Presidente, agora é a divulgação do Produto Interno Bruto dos Estados. O Piauí cresceu o dobro do que cresceu o Brasil em 2011 -, infelizmente, vamos recebendo aos poucos, ainda é dado de 2011 -, cresceu duas vezes e meia mais que a taxa de crescimento registrada no Brasil. O PIB do Brasil cresceu, em 2011, 2,7%, e o do Piauí, 6,1%.

            Quero aqui saudar o Governador Wilson, a sua equipe e todos aqueles que contribuíram, principalmente o setor privado - comércio atacadista, varejista, agricultura, indústria -, enfim, todos os setores que contribuíram para esse crescimento.

            Então, me alegra esse crescimento, o que aponta uma meta que estabelecemos lá atrás. O PIB do Piauí em 2002 era de 7 bi. As projeções apontam uma meta, que era alcançar, já agora em 2013, a casa de 30 bilhões. E isso, certamente, temos a comemorar porque significa geração de emprego e de renda.

            Agradeço aqui e comemoro com o povo do Piauí esse importante resultado.

            Muito obrigado, Srª Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2013 - Página 85481