Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 12/11/2013
Pela ordem durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pedido de acréscimo de informação referente ao pronunciamento anterior de S. Exª, que trata dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade em visita ao antigo DOI-CODI.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
DIREITOS HUMANOS.:
- Pedido de acréscimo de informação referente ao pronunciamento anterior de S. Exª, que trata dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade em visita ao antigo DOI-CODI.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/11/2013 - Página 81355
- Assunto
- Outros > DIREITOS HUMANOS.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, ACRESCIMO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, IDENTIFICAÇÃO, LOCAL, PRISÃO, JORNALISTA, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO NACIONAL, VERDADE, VISITA, TORTURA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente Senador Sérgio Souza, eu gostaria apenas de fazer um brevíssimo acréscimo ao pronunciamento que fiz hoje, relatando a visita ao antigo DOI-CODI, na Rua Tutóia, São Paulo, juntamente com a Deputada Luiza Erundina, o Deputado Ivan Valente e o Senador João Capiberibe, da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, aqui do Senado.
O jornalista Moacyr de Oliveira Filho e a advogada Darci Miyaki me informaram que, após a nossa visita ali, eles conseguiram achar exatamente o lugar onde foi a cela em que Vladimir Herzog, o Vlado Herzog, estava preso, foi morto e encontrado aparentemente como que enforcado. Mas ali houve uma encenação. Depois ficou comprovada a sua morte por aqueles que o torturaram.
Assim, eu queria apenas acrescentar aqui a importância de que a Comissão Nacional da Verdade faça uma visita para conhecer esse lugar que o próprio jornalista Moacyr de Oliveira Filho e a advogada Darci Miyaki reconheceram e poderão mostrar àquela Comissão e reiterar o quão importante é que aquele local se torne um centro de memória e de referência sobre os tristes fatos, que não podem mais ser repetidos em nossa história, Sr. Presidente.
Muito obrigado. Peço que isso seja acrescido ao meu pronunciamento desta tarde.