Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da eleição do presidente nacional do PT; e outros assuntos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. POLITICA SOCIAL.:
  • Registro da eleição do presidente nacional do PT; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2013 - Página 81611
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, INFORMAÇÃO, ELEIÇÃO DIRETA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MODELO, DEMOCRACIA, POLITICA PARTIDARIA.
  • COMENTARIO, PREMIO, PROGRAMA DE GOVERNO, BOLSA FAMILIA.
  • COMENTARIO, SOLENIDADE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, PESSOAS, MOBILIZAÇÃO, DIREITOS SOCIAIS.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, de início, quero saudar a Presidenta Dilma Rousseff pela justa homenagem que faz ao Presidente João Goulart e também prestar a minha homenagem e solidariedade ao projeto, que também assinei, dos Senadores Randolfe Rodrigues e Pedro Simon, para anular a decisão que declarou vaga a Presidência da República, contrariamente à vontade e à disposição do Presidente João Goulart, que se encontrava no Brasil à época, em 1º de abril de 1964. Presto também a minha homenagem e solidariedade ao Presidente João Goulart e a todos os seus familiares.

            Eu gostaria, Presidente Paulo Paim, de aqui saudar e cumprimentar o Partido dos Trabalhadores e, em especial, todos aqueles que participaram do processo de eleições diretas realizadas neste último domingo, e saudar o procedimento democrático desse Partido, presidido pelo Deputado Estadual Rui Falcão, que se sagrou vencedor outra vez.

            É muito saudável saber que o nosso Partido, Presidente Senador Paulo Paim, tem esse processo de eleições diretas já há cinco eleições, desde 2001, de tal maneira que os nossos presidentes de partido, tanto em nível municipal, quanto estadual e nacional, são sempre eleitos por todos os filiados, em todo o Território Nacional.

            Desta vez, houve filiados que participaram dessa eleição em nada menos do que 3.533 Municípios; 809.344 filiados estavam aptos a participar do processo eleitoral, uma vez que tomaram as devidas providências para, inclusive, realizar o pagamento das contribuições mensais que são responsabilidade de todos os filiados. E, até a última apuração, 90,19% dos votos apurados, 445.662 votos já foram apurados. Em nível nacional, até a última apuração da qual tomei conhecimento, a última que pude obter ao final da manhã, dos 379.708 votos válidos, o Presidente Rui Falcão, reeleito com praticamente 70% dos votos - 69,43% -, obteve 263.642 votos; em seguida, Paulo Teixeira teve 78.461 votos, correspondentes a 20,66%; em seguida, Valter Pomar teve 21.104 votos, 5,56% dos votos; Renato Simões teve 9.637, correspondendo a 2,54%; Markus Sokol teve 4.653, correspondentes a 1,23% dos votos; e Serge Goulart, 2.201 votos, correspondentes a 0,58%. Houve 25.850 votos brancos, 8.796 nulos, num total, até o último resultado apurado, de 414.354 votos.

            Markus Sokol representou a chapa Constituinte por Terra, Trabalho e Soberania; A Esperança é Vermelha foi representada por Valter Pomar; Paulo Teixeira representou a Mensagem ao Partido. Houve a chapa Partido é para Todos, na Luta, com 52.210 votos, sem candidato à presidente; como também a chapa Contraponto Socialista, 3.562, sem candidato à presidência.

            Renato Simões representou a chapa É pela Esquerda que Queremos o Brasil; Serge Goulart, Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo; Rui Falcão representou a chapa O Partido que Muda o Brasil, que se sagrou vencedora por chapas, com 197.886 votos, correspondentes a 53,61%. Mas, como candidato a Presidente, ele próprio, Rui Falcão, teve 69,43% dos votos, 263.642, ainda não completada a apuração.

            No Estado de São Paulo, foi eleito Presidente Estadual Emídio de Souza, com 67.055 votos, correspondendo a 91,8%. Tivemos, em seguida, Misa Boito, com 1.642, 2,2% dos votos; Lício Lobo, 1.213, com 1,7% dos votos; Carlão, antes até desses dois, com 2.308 votos, 3,2%; Miranda, 852, com 1,2%; 8.073, 9,8%, brancos; e 1.527, 1,8% nulos.

            Eu quero saudar aqui todos os que participaram dessa votação; saudar o ex-Prefeito Emídio de Souza, eleito com expressiva votação, praticamente 92%, no Estado de São Paulo; e também quero cumprimentar Paulo Fiorilo, que, no Município de São Paulo, sagrou-se vencedor para ser o presidente do Diretório Municipal.

            É muito importante que o nosso Partido dê um exemplo de prática democrática ao eleger o seu principal dirigente, tanto em nível municipal, quanto estadual ou nacional.

            Cumprimento todos os que participaram das eleições, sobretudo os candidatos à presidência, como Markus Sokol, Valter Pomar, Renato Simões, Serge Goulart, Paulo Teixeira, que teve uma votação muito expressiva, correspondente a 20,66% dos votos, e também Rui Falcão, eleito com 69,43% dos votos, até o último resultado apurado.

            Que possa o Partido dos Trabalhadores, com esse exemplo, avançar ainda mais nas batalhas, inclusive para o aperfeiçoamento do sistema político e eleitoral no Brasil.

            Gostaria, Sr. Presidente, de aqui assinalar duas premiações: primeiro, o fato de que, no dia de hoje, a Ministra Tereza Campello, que representa a Presidente Dilma Rousseff - portanto, o Brasil - está recebendo em Doha, capital do Catar, o prêmio pelo desempenho extraordinário do Programa Bolsa Família, nos seus dez anos de instituição, no Fórum Mundial de Seguridade Social. O prêmio é atribuído a instituições e programas conforme a relevância de sua contribuição.

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - O Bolsa Família foi selecionado entre outras experiências e teve a melhor avaliação em três critérios: compromisso político extraordinário, habilidade de implementação e disponibilidade de avaliação do impacto.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Suplicy, permita-me, já que registrei os outros alunos, registrar uma segunda turma: alunos da instituição de ensino Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira, Goiânia.

            Sejam bem-vindos, alunos da Turma Dois. (Palmas.)

            Valeu!

            Senador Suplicy na tribuna.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Sejam muito bem-vindos aqui no Senado Federal.

            Sr. Presidente, o Sr. Konkolewsky ressalta que a experiência brasileira desperta muito interesse dos países que estão fazendo a transição similar de um estágio econômico a outro mais desenvolvido. O que mais chama atenção é a filosofia por trás do Bolsa Família, que oferece aos mais pobres um benefício base para as necessidades mais urgentes e condiciona, para isso, à matrícula, à assiduidade da criança na escola, à avaliação periódica da saúde das crianças e das mulheres grávidas e em fase de amamentação.

            Por isso, esse modelo vem sendo estudado por muitos países, que estão procurando replicá-los. É importante ressaltar que nós iremos um dia passar à fase da renda básica de cidadania como um direito universal e incondicional para todos os habitantes do Brasil, inclusive os estrangeiros aqui residentes há cinco anos ou mais.

            Relembro que, dia 25 último, entreguei à Presidenta Dilma uma carta assinada pelos 81 Senadores...

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... onde propomos a constituição de grupo de trabalho para estudar as etapas da instituição da renda básica de cidadania, que deve ter pessoas como o Prof. Paul Singer entre os seus quadros para levarem adiante esse grande desafio.

            Finalmente, Sr. Presidente, gostaria até de me justificar: em função de nossos trabalhos e dia de votação hoje e amanhã, não poderei estar presente na festa de entrega do prêmio Trip Transformadores, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Quero cumprimentar a Trip Editora, seu diretor e editor Paulo Lima por esse prêmio, que tem por objetivo destacar e homenagear, a cada ano, o trabalho de pessoas que se dedicam a diminuir o sofrimento e a desigualdade, a melhorar a vida dos outros e das comunidades onde estão inseridas.

            O Prêmio Trip Transformadores reconhece e homenageia personagens especiais que modificam realidades e batalham por conquistas para todos. São pessoas empenhadas em buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida para a sociedade em geral, que despertam reflexão sobre a maneira como cada indivíduo pode efetivamente transformar sua própria realidade e promover uma evolução verdadeira para o mundo.

            Os homenageados do Trip Transformadores 2013, que serão premiados nesta noite, são:

            - Claudia Andujar, fotógrafa que revelou um povo, o povo ianomâmi; em 1992, acompanhei Claudia Andujar na visita ao local onde moram os índios ianomâmis; é uma coisa extraordinária a dedicação dessa mulher...

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ...pelos direitos do povo ianomâmi;

            - Daniela Mercury, a cantora experiente que se tornou revelação; tivemos aqui a oportunidade de homenageá-la e dizer o quanto a admiramos, inclusive por suas atitudes tão assertivas e bonitas;

            - Edgard Gouveia Júnior, o arquiteto que ergueu pontes entre as pessoas;

            - Geraldo Gomes Barbosa, o agricultor que semeia tradições;

            - Isadora Faber, a estudante que deu uma lição à escola;

            - Marcelo Freixo, o professor que botou a polícia em recuperação;

            - Marcos Flavio Azzi, o financista que investiu em capital social;

            - Marilena Lazzarini, a agrônoma que cultivou os direitos do consumidor;

            - Paula Dib, a designer que projeta futuros;

            - Sandro Testinha, o esqueitista que ensina as manobras da vida.

            Anelis Assumpção; Gerson King Combo ...

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... Pupillo; Otto; Ilhan Ersahin; Love Trio e Chico Science estarão abrilhantando a bonita festa.

            Parabéns à Trip pelo prêmio Trip Transformadores.

            Muito obrigado, Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2013 - Página 81611