Explicação pessoal durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Jader Barbalho.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Explicação pessoal referente ao pronunciamento do Senador Jader Barbalho.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2013 - Página 81628
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, JADER BARBALHO, SENADOR, ESTADO DO PARA (PA), ASSUNTO, SAIDA, ORADOR, CARGO, LIDER, GOVERNO, DEFESA, VOTO SECRETO, AUTORIDADE, DIRIGENTE, AUTONOMIA, SENADO.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Primeiro, quero dizer que defendo o voto secreto para autoridades. Na votação do Bernardo Figueiredo, da ANTT, lideranças combinaram que votariam a favor e, se o voto não fosse secreto, ele não teria sido rejeitado. Então, a rejeição do Bernardo Figueiredo foi uma decisão soberana do Plenário na sua autoridade. Eu não me senti demitido pela Presidenta Dilma. Eu ocupei a Liderança do Presidente Fernando Henrique, do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, mas no momento oportuno a Presidenta Dilma entendeu que deveria fazer um rodízio de líderes. O cargo de Líder é um cargo de confiança da Presidenta e pode ser modificado a qualquer momento. Portanto, eu encarei com toda naturalidade e não encarei como fruto do resultado da votação do Bernardo Figueiredo, até porque o rodízio foi feito não só no Senado, mas também na Câmara e na Liderança do Governo.

            Então, para fazer justiça à Presidenta Dilma e ao fato em si, eu gostaria de fazer este registro reafirmando que defendo o voto secreto para autoridades e para vetos exatamente pela autonomia que deve ter o Congresso Nacional nas questões que lhe são inerentes e o Senado Federal no julgamento de autoridades.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2013 - Página 81628