Pela Liderança durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações à Cidade de Ji-Paraná pelo transcurso, na próxima sexta-feira, dos 36 anos de sua emancipação política.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Congratulações à Cidade de Ji-Paraná pelo transcurso, na próxima sexta-feira, dos 36 anos de sua emancipação política.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2013 - Página 83609
Assunto
Outros > HOMENAGEM, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), COMENTARIO, HISTORIA, CIDADE, ANUNCIO, VISITA, OBRAS, RODOVIA, REGIÃO.

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nossos amigos que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado, uso a tribuna, nesta tarde, para parabenizar a minha cidade de Ji-Paraná, que completará, na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, 36 anos de emancipação política. As comemorações começarão já na quinta-feira à noite, dia 21, juntamente com o Prefeito Jesualdo Pires e o Vice-Prefeito, do PDT, Marcito Pinto.

            Haverá várias comemorações: passeio ciclístico no dia 22, logo pela manhã, no Segundo Distrito, e, à noite, show musical no ginásio de esportes Gerivaldão. Enfim, esses festejos, organizados pela Prefeitura de Ji-Paraná, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná, que é administrada pelo nosso amigo Alexandre Dartiballi, e da Câmara de Dirigentes Lojistas, sob o comando do nosso amigo José Aparecido, são mais uma oportunidade que temos para prestigiar os valores da nossa cidade e da região, e de manifestarmos nossa alegria por ver a cidade crescendo e se desenvolvendo, com melhoria de qualidade de vida e oportunidades para todos os ji-paranaenses.

            Portanto, cumprimento toda a população de Ji-Paraná pelo seu aniversário de 36 anos de emancipação política, que acontecerá agora, no próximo dia 22 de novembro.

            A antiga Vila de Rondônia, denominação dada ao povoamento que existia entre o Rio Urupá e o Rio Machado, ainda na época em que nosso Estado era Território Federal, foi transformada em Município pela Lei n° 6.448, de 11 de outubro de 1977. A instalação oficial do Município se deu no dia 22 de novembro do mesmo ano, com o então Prefeito Walter Bártolo, de saudosa memória.

            Desde a sua emancipação, Ji-Paraná tem crescido de uma maneira excepcional e se transformou num polo regional do agronegócio e da agricultura familiar, da pecuária, da agroindústria, da indústria, do comércio e do setor de serviços, e na educação, consolidando-se, também, como o segundo maior PIB do Estado de Rondônia, atrás, apenas, da nossa capital, Porto Velho.

            Também, nós teremos aniversários de outros Municípios neste final de semana. Os Municípios de Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal também comemoram, neste final de semana, 36 anos de emancipação política e administrativa. Todos esses Municípios foram criados pela mesma Lei n° 6.448, de 11 de outubro de 1977, porém comemoram o aniversário na data da instalação oficial da administração pública.

            Em Vilhena, a data oficial do Município é 23 de novembro. Meus cumprimentos ao prefeito José Rover, e toda a população desta cidade maravilhosa que é Vilhena. É um orgulho para todos os rondonienses. A cidade, onde vivem cerca de 80 mil habitantes, possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado de Rondônia e o nono melhor da Região Norte do Brasil.

            Quem também nos orgulha muito é o Município de Pimenta Bueno, que comemora no domingo próximo, dia 24, seus 36 anos de emancipação, e, também, o Município de Cacoal, que comemora sua emancipação na próxima terça-feira, dia 26.

            Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem do Marechal Rondon na região, depois de Vilhena, por volta de 1912. Assim como as demais cidades rondonienses, seu progresso ocorreu a partir da construção...

(Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - ... da BR-364, na década de 80, tendo um acelerado crescimento econômico, demográfico e urbano, e hoje o Município conta com 34 mil habitantes. Meus cumprimentos a Pimenta Bueno, meus parabéns a toda a população e ao Prefeito, Jean Mendonça.

            Meus cumprimentos, parabéns, também, ao Município de Cacoal e toda a sua população. Cacoal é o maior produtor de café do Estado de Rondônia, é a nossa capital do café do Estado, com produção de 20 mil toneladas na safra de 2011.

            O Município é assim chamado devido à impressionante quantidade de cacaueiros existentes nas florestas das redondezas na época da colonização. Atualmente, o Município produz, em média, 500 toneladas de cacau/ano e se destaca por ser um importante polo universitário e têxtil. Meus cumprimentos ao Prefeito Padre Franco e ao nosso companheiro do PDT...

(Interrupção do som.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - ... Acelino Marcon, Vice-Prefeito de Cacoal.

            Amanhã, estaremos na BR-364, fazendo uma inspeção na obra tão importante para o nosso Estado. Estaremos com os técnicos do DNIT para fazermos, realmente, uma inspeção técnica sobre como está sendo feita a restauração da BR-364.

            No domingo, iniciaremos a nossa diligência na BR-319, diligência que foi votada na Comissão de Agricultura. Nós iniciaremos em Porto Velho, no dia 24, até Humaitá e chegando a Manaus, dia 26 ou 27. Vamos por estrada. Os demais Senadores nos acompanharão, assim como a TV Senado e membros da Comissão de Agricultura do Senado.

            Portanto, amanhã será um dia importante para nós...

(Soa a campainha.)

            O SR. ACIR GURGACZ (Bloco Apoio Governo/PDT - RO) - ... e este final de semana também será importante, pois faremos essa visita à BR-319, uma ligação importante para o nosso Estado de Rondônia. Nós queremos a reabertura da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. É uma estrada importante para os amazonenses, mas muito mais importante para os rondonienses, porque queremos levar a nossa produção até Manaus por estrada, Senador Flexa Ribeiro, e não apenas por balsas. As balsas vão continuar, evidentemente, transportando a maior produção, que é a de grãos em grande escala, mas a produção pequena, de pequena escala, precisa da estrada. E a estrada tem que ser reaberta. Essa é a nossa posição com relação à BR-319.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2013 - Página 83609