Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo “Asilo diplomático – o caso do senador Roger Pinto”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 15 de setembro de 2013; e outros assuntos.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. PROGRAMA DE GOVERNO, SAUDE. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo “Asilo diplomático – o caso do senador Roger Pinto”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 15 de setembro de 2013; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2013 - Página 81823
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. PROGRAMA DE GOVERNO, SAUDE. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, ARTIGO, AUTORIA, PROFESSOR, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASILO, SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO.
  • REGISTRO, EDITORIAL, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, PROGRAMA DE GOVERNO, IMPORTAÇÃO, MEDICO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO.
  • REGISTRO, EDITORIAL, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ATUAÇÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESENVOLVIMENTO POLITICO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo de autoria do professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da USP, Celso Lafer, intitulado: “Asilo diplomático - o caso do senador Roger Pinto”, publicado pelo jornal Estado de S. Paulo em sua edição de 15 de setembro de 2013.

            O autor aborda o caso do Senador Boliviano Roger Pinto Molina que estava asilado na embaixada brasileira em La Paz, a 455 dias em condições precárias. A abordagem do tema, traz elogios a corajosa atitude do embaixador interino, o diplomata Eduardo Saboia, ao retirar o senador boliviano da embaixada e trazê-lo para o Brasil, diante da resistência do Governo Boliviano em conceder o salvo-conduto ao asilado.

            Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro do artigo de autoria do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, intitulado: “Cubanos presos, aqui e lá”, publicado pelo jornal O Globo em sua edição de 29 de agosto de 2013.

            O autor aborda o caso da importação de médicos cubanos pelo governo brasileiro, que convalida grave violação de direitos humanos.

            Como último assunto, gostaria de fazer o registro do artigo de autoria do jornalista Gaudêncio Torquato, intitulado: “Os três cintos do governo Dilma”, publicado pelo jornal Estado de S. Paulo em sua edição de 15 de setembro de 2013.

            O autor faz um balanço do governo Dilma nesses 988 dias de governo. Na esfera política a articulação com o Poder Legislativo se mostra precária. Na área econômica resultados pífios. E nos problemas cotidianos estão localizados os buracos na saúde, educação, segurança e infraestrutura.

            Sr. Presidente, requeiro que os artigos acima citados sejam considerados parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- “Asilo diplomático - o caso do senador Roger Pinto”, jornal Estado de S. Paulo;

- “Cubanos presos, aqui e lá”, jornal O Globo;

- “Os três cintos do governo Dilma”, jornal Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2013 - Página 81823