Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do Dia Mundial do Diabetes, celebrado amanhã.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE.:
  • Registro do Dia Mundial do Diabetes, celebrado amanhã.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2013 - Página 81827
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • DIA INTERNACIONAL, DIABETES, LANÇAMENTO, CAMPANHA, APOIO, MOBILIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, INCENTIVO, EXAME, PREVENÇÃO, DIAGNOSTICO, IMPORTANCIA, CONTROLE, DOENÇA, PROBLEMA, SAUDE PUBLICA, AUMENTO, INDICE, MORTE.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais,

            Amanhã, dia 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes, instituído pela International Diabetes Federation - IDF, e em torno desta data milhões de pessoas em mais de 160 Países, reúnem-se com o propósito de aumentar a conscientização e defender uma maior atenção, além de ações para alertar a população para realizar exames e diagnosticar a doença precocemente e, aqueles que já são portadores, a fazerem um melhor controle de sua doença para com isso reduzir o risco de complicações crônicas do diabetes.

            Este é o primeiro ano da Campanha com o tema: "Protegendo o nosso futuro" (Diabetes: Compreender para controlar).

            Sr. Presidente, essa é uma Campanha de extrema importância, visto que o diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública e, se a considerarmos como doença crônica isoladamente, é a maior causa de morbi-mortalidade em todo o mundo, afetando aproximadamente 171 milhões de indivíduos e com projeção de alcançar 366 milhões de pessoas em 2030.

            Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, em todo o mundo, 987.000 mortes no ano de 2002 ocorreram por conta do diabetes, representando 1,7% da mortalidade geral.

            Já dados recentemente publicados, utilizando outro modelo de relação entre incidência, prevalência e mortalidade específica da doença, indicaram que o excesso de mortalidade global atribuível ao diabetes no ano de 2000 foi estimado em 2,9 milhões de mortes, equivalente a 5,2% da mortalidade geral, sendo 2-3% nos países pobres e mais de 8% em países desenvolvidos, tais como os Estados Unidos e Canadá.

            Aqui no Brasil, o diabetes acomete aproximadamente 10% da população entre 30 e 69 anos, atingindo entre 9 a 10 milhões de pessoas, mas, infelizmente, apenas 5 a 6 milhões têm conhecimento da sua doença, portanto praticamente a metade está sem diagnóstico. Esse dado é grave e bastante preocupante, Sr. Presidente.

            Campanhas dessa monta evidenciam a importância da educação baseadas na prevenção e controle do Diabetes e de suas complicações, além de ações que incentivem o diagnóstico precoce. Sobretudo, motivam os governos a implantarem políticas públicas e a fortalecerem as já existentes na prevenção e controle da doença e suas complicações.

            Amanhã, toda a comunidade mundial do Diabetes estará reunida com o propósito de produzir uma voz potente e uníssona, para conscientização e defesa da patologia, colocando o tema como foco da atenção internacional. Mas aqui, no nosso País, a mobilização já teve início em vários Estados.

            Sr. Presidente, em Aracaju, capital do meu Estado - Sergipe; a Associação Sergipana de Proteção ao Diabético e o Centro de Diabetes de Sergipe, promoveram, a Caminhada do Dia do Diabético. O evento reuniu aproximadamente 5.000 pessoas, muitas vindas do interior do Estado, profissionais que trabalham nos postos de saúde, profissionais da saúde e de educação física e a população em geral.

            A Caminhada foi organizada pela equipe do Centro de Diabetes de Sergipe, em conjunto com uma grande equipe da Secretaria Municipal de Saúde, aliada a isso a realização Nacional ficou a cargo da FENAD - Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes - e a local, a cargo da ASPAD - Associação Sergipana de Proteção ao Diabético e com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional Sergipe, além da colaboração de diversos patrocinadores, tais como: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e a SOMESE, dentre muitos outros.

            E aqui, Srªs e Srs. Senadores, não posso deixar de homenagear um abnegado endocrinologista sergipano, Doutor Raimundo Sotero, que há anos milita no dia a dia da clínica, do ensino e pesquisa, escreve livros que já foram publicados em diversos idiomas, e se dedica de corpo e alma na prevenção e no tratamento da Diabetes no Estado de Sergipe e além das fronteiras do nosso Estado. Que tem norteado sua vida na busca incansável do diagnóstico precoce e preciso e do controle e tratamento adequado da Diabetes, patologia que mata uma pessoa a cada 8 segundos no mundo,

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2013 - Página 81827