Discurso durante a 206ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pelas providências tomadas pelo Ministro de Minas e Energia para a instalação de usina termelétrica no Estado de Roraima; e outros assuntos

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.:
  • Satisfação pelas providências tomadas pelo Ministro de Minas e Energia para a instalação de usina termelétrica no Estado de Roraima; e outros assuntos
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2013 - Página 82948
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), OBJETIVO, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, CONGRESSISTA, REFERENCIA, RESOLUÇÃO, PROBLEMA, ENERGIA ELETRICA, REGIÃO NORTE, BRASIL.
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, SEDE, POLICIA FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • HOMENAGEM POSTUMA, MOTORISTA, SERVIÇO, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR).

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero saudar todos aqueles que nos acompanham na TV Senado, na Rádio Senado, pelas redes sociais, dizer da satisfação de estar usando a palavra aqui nesta segunda-feira e fazer alguns registros rápidos, Sr. Presidente.

            O primeiro deles, com satisfação, é registrar a firme providência do Ministério das Minas e Energia, através do Ministro Edison Lobão, do Secretário Executivo, Márcio Zimmermann, do Presidente da Eletrobras, Dr. Costa, e da EPE (Empresa de Planejamento Energético), Mauricio Tolmasquim, que atenderam o nosso pleito e que determinaram providências para que, em Roraima, se instalem rapidamente termelétricas, com a capacidade de atender todo o Estado, evitando, assim, as consequências de uma possibilidade de blecaute, que são cada vez mais iminentes, por conta do claudicante fornecimento de energia vindo da Venezuela.

            O Estado de Roraima, como muitos sabem, recebe energia da linha de Guri, da linha da Hidrelétrica Raul Leoni, em Puerto Ordaz, na Venezuela, e essa energia abastece o Estado de Roraima. Nós temos um contrato, o Governo brasileiro com o governo venezuelano de fornecimento de 200MW por mês, para que se possa fazer o atendimento ao Estado e ao interior.

            Infelizmente, o trabalho de manutenção e a ação de fornecimento de energia da Venezuela têm sido interrompidos algumas vezes e têm enfrentado bastante dificuldade técnica por conta da oscilação, causando inúmeros prejuízos no Estado de Roraima.

            Por conta da iminência desse blecaute, dessa situação grave, procurei o Ministro Edison Lobão, que imediatamente determinou que a Eletrobras tomasse as providências para que pudessem ser instaladas em Boa Vista termelétricas com a capacidade de 189MW, portanto, com plena condição de dar 100% de atendimento à capital Boa Vista e ao interior.

            Essas providências culminaram, na semana passada, com a publicação da portaria que determina a licitação dessas geradoras de energia, Presidente Paulo Davim. Com isso, em cerca de 120 dias, Roraima terá instalada essa estrutura geradora de energia, que se constitui num instrumental de reserva para que se tenha condição de, faltando energia no fornecimento da Venezuela, Roraima poder ser atendida.

            Então, eu quero aqui agradecer ao Ministro Edison Lobão, à Presidenta Dilma e à Eletrobras. Quero dizer que nós estamos acompanhando firmemente e que, até janeiro, o processo de licitação estará nas ruas, e geradores independentes serão convidados a instalarem em Boa Vista essas termelétricas para suprirem a necessidade.

            É importante registrar que essas necessidades serão cobertas até 2015/2016, porque a interligação com a linha de Tucuruí-Manaus/Manaus-Boa Vista já está em obras. Portanto, até 2016, Roraima e Boa Vista estarão ligadas ao Sistema Interligado Nacional de energia e, a partir daí, nós não teremos mais nenhum tipo de dificuldade.

            Faço este primeiro registro agradecendo especialmente ao Ministro Edison Lobão pelo pronto atendimento que determinou ao Ministério de Minas e Energia ao pleito que fiz. Portanto, quero garantir à população de Roraima que, em curto espaço de tempo, nós teremos resolvido o problema do fantasma da falta de energia e das oscilações de energia que têm hoje acometido a nossa capital Boa Vista e também o interior.

            O segundo dado que quero registrar com satisfação é a inauguração da sede da Polícia Federal. A nova sede da Polícia Federal é uma sede moderna para cuja construção contribuí no sentido de alocar recursos para o projeto como relator do Orçamento, colocando recursos para a obra. Realmente, a sede ficou moderna, uma das melhores do País. Os policiais federais de Roraima merecem essa condição, assim como o Estado.

            Eu quero aqui registrar a nossa satisfação e aplaudir a ação do Ministro José Eduardo Cardozo, do Diretor-Geral da Polícia Federal, Dr. Leandro Daiello, e do Superintendente da Polícia Federal em Roraima, Alexandre Saraiva. Registro que vemos com satisfação o fruto desse trabalho com essas instalações que darão melhores condições de atividade à Polícia Federal em Roraima.

            Por fim, quero fazer o registro de pesar pelo falecimento do motorista Domingos Garcia de Lima, mais conhecido como Parafuso. Esse motorista serviu a diversos governadores. Há 40 anos, ele foi motorista de governadores lá em Boa Vista, em Roraima. Ele se aposentou quando eu era Governador de Roraima. Portanto, o Parafuso trabalhou comigo. Eu quero aqui fazer esse registro de pesar, abraçar a família do Parafuso e dizer que ele era um homem exemplar e um profissional dedicado e que faz parte da história do Território de Roraima, por todo o serviço prestado por ele. Eu quero aqui homenageá-lo e homenagear toda a família, abraçando toda a família com os meus votos de pesar.

            Quero, por fim, Sr. Presidente, registrar a importância do trabalho desta semana, registrando que nós iremos votar, nesta semana, a pequena reforma eleitoral, a minirreforma eleitoral, que nós já aprovamos na Comissão de Constituição e Justiça e já está no plenário do Senado Federal. Deveremos votar a questão do voto secreto e outras pautas importantes durante a semana. Portanto, será uma semana promissora, e nós estaremos aqui discutindo, votando e aprovando matérias importantes para o País.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2013 - Página 82948