Pela Liderança durante a 25ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Pronunciamento na Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE.:
  • Pronunciamento na Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.
Publicação
Publicação no DCN de 05/11/2013 - Página 2213
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, HOMENAGEM, SOCIEDADE, UROLOGIA, BRASIL, CAMPANHA, COMBATE, PREVENÇÃO, CANCER, HOMEM.

            O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente que dirige esta sessão, Senador Waldemir Moka; Exmo Sr. 3º Secretário da Câmara dos Deputados, Sr. Deputado Federal Maurício Quintella Lessa; primeira signatária da presente sessão pelo Senado Federal, Exma Srª Senadora Ana Amélia; primeira signatária da presente sessão pela Câmara dos Deputados, Exma Srª Deputada Federal Rose de Freitas; Presidente da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Jorge Silva; Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Aguinaldo César Nardi; Presidente da Associação Médica de Brasília, Dr. Luciano Carvalho; Srªs Senadoras; Srs. Senadores; Srªs Deputadas; Srs. Deputados; senhoras e senhores,

            Após mais um Outubro Rosa, mês ao longo do qual concentramos nossas atenções na importância da prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama, chegamos a novembro com a missão de dedicar os mesmos esforços pelos homens, aumentando a conscientização da sociedade a respeito do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

            O Novembro Azul, como é chamado este movimento mundial surgido na Austrália, em 2003, tem o objetivo básico de abrir os olhos da população masculina para a agressividade do câncer de próstata, segundo câncer mais comum entre os homens que acomete um em cada seis homens em idade avançada, e mata um em cada 36. Apenas no ano passado, 60 mil novos casos foram detectados em nosso País. Este número vem aumentando a cada ano.

            A importância do movimento Novembro Azul se deve especialmente ao fato de que o câncer de próstata é curável em 90% dos casos, desde que a detecção aconteça nos estágios iniciais da doença. Em outras palavras, os pacientes de câncer de próstata estão entre os maiores beneficiados pelo diagnóstico precoce, que pode, de fato, significar a diferença entre a vida e a morte, assim como nos casos de câncer de mama.

            Vejo que as mulheres estão se dedicando mais, indo mais atrás dos exames precoces, e os homens precisam realmente de um alerta, e é este Novembro Azul que vai fazer isso.

            Outro fator que deve servir de estímulo aos exames periódicos é que 60% dos casos de câncer de próstata são assintomáticos - já dito, aqui, pelo Senador Vital do Rêgo -, é uma doença mansa que vai pegando devagarinho. Visitar o urologista anualmente, portanto, deve ser uma atitude que todo homem deve tomar a partir dos 45 anos de idade, quando há histórico de câncer de próstata na família, ou a partir dos 50 anos, nos demais casos.

            É incrível, senhoras e senhores, mas muitas pessoas, ainda hoje, alegam "falta de tempo" para cuidar da própria saúde. Há um velho ditado que diz que o tempo que você não tem hoje para cuidar da saúde será usado, no futuro, para cuidar da doença. De qualquer modo, devemos admitir que algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais, que podem exigir horários e regras bastante rígidas, em alguns casos, ficam desestimuladas a pedir um dia de folga no trabalho para fazer um check-up geral ou alguns exames específicos.

            Com isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em mente e tendo em vista a importância da detecção precoce de doenças como o câncer de mama e de próstata, apresentei, há cinco anos, um projeto de lei que busca contribuir para a solução desse problema. Todos os projetos apresentados aqui no Congresso, no Senado ou na Câmara, demandam um certo tempo, demoram muito.

            O PLS n° 233, de 2006, de minha autoria, altera a Consolidação das Leis do Trabalho para permitir que o empregado, ou a empregada, afaste-se do serviço, sem prejuízo do salário, para realizar exame de detecção precoce de câncer de mama, útero ou próstata. A medida, se aprovada, representará a salvação de milhares de vidas e a economia de centenas de milhares de reais em tratamentos no serviço público de saúde, com uma contrapartida bastante razoável dos empregadores: a concessão de um dia de folga, uma vez por ano, para apenas alguns de seus empregados, mulheres e homens em idade de risco.

            Não tenho dúvidas, senhoras e senhores, de que a aprovação do projeto que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados reduzirá os números fatais dessas doenças, aumentará a conscientização da sociedade sobre elas e estimulará as pessoas a submeterem-se aos exames com a frequência desejada.

            Peço à Senadora - à Deputada e já estou profetizando aqui - , à Deputada Rose de Freitas, que acelere esse projeto, que peça ao Presidente da Câmara dos Deputados, aos Líderes, que votem o mais rapidamente esse projeto lá na Câmara, pois já foi votado aqui no Senado Federal.

            Finalmente, Sr. Presidente, quero congratular-me com todos aqueles que se empenham, diariamente - e não apenas em novembro -, na luta contra o câncer de próstata, em particular com a Sociedade Brasileira de Urologia, nossa referência no Brasil no combate ao câncer de próstata e a outras doenças masculinas.

            Muito obrigado, Senhor Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 05/11/2013 - Página 2213