Discurso durante a 25ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Pronunciamento na Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE. :
  • Pronunciamento na Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.
Publicação
Publicação no DCN de 05/11/2013 - Página 2216
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE.
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, HOMENAGEM, SOCIEDADE, UROLOGIA, BRASIL, CAMPANHA, COMBATE, PREVENÇÃO, CANCER, HOMEM.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Boa noite a todos!

            Sr. Presidente, Exmo Sr. Senador Waldemir Moka, Presidente da nossa Comissão de Assuntos Sociais, Exmo Deputado Federal Maurício Quintella, Exma Senadora que muito nos orgulha aqui, nossa amiga Ana Amélia, autora do requerimento também, Exma Deputada Federal Rose de Freitas, também autora do requerimento, obrigado a vocês, mulheres, que estão preocupadas com nós, homens, Exmo Deputado Federal Jorge Silva, Dr. Aguinaldo Cesar Nardi, Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Exmo Dr. Luciano Carvalho, Presidente da Associação Médica de Brasília, minhas senhoras, meus senhores, colegas Parlamentares, todos os que estão nos ouvindo pela Rádio Senado e assistindo pela TV Senado, depois do Outubro Rosa, iniciamos o mês de novembro com mais uma campanha de grande importância no que se refere à prevenção de um dos tipos de câncer mais comum no nosso País e no mundo: o câncer de próstata.

            Eu, como médico, como especialista em dor, dezenas e dezenas de vezes, tratei de gente com câncer, de pessoas que sofreram, que padeciam, muitas das quais, com certeza, deixaram-nos por terem uma doença como essa.

            Como aqui já foi dito e lembrado, o movimento, que começou na Austrália, aproveita as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro, com o objetivo de conscientizar, sobretudo a sociedade, especialmente a população masculina, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata.

            Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste. No mundo, a última estimativa aponta esse tipo de câncer como sendo o segundo mais frequente entre a população masculina, com o crescimento da taxa de incidência em aproximadamente 25 vezes.

            Sr. Presidente, esse tipo de câncer é silencioso, assintomático, muitas vezes, mas é importante chamarmos atenção, também, para as doenças da próstata que vêm antes. Daí a necessidade da prevenção, a partir dos 40 anos, 45 anos, com a realização de exames periódicos.

            E o mais importante é a realização do exame de próstata regularmente que vai garantir o diagnóstico precoce e o tratamento, ainda na fase inicial da doença, quando a chance de cura para o paciente muitas vezes é superior a 90%.

            Contudo, o dado mais preocupante é que apenas 50 casos a cada 100 mil habitantes são diagnosticados ainda no início da doença.

            Daí a importância de uma campanha dessa magnitude em que se chama a atenção não apenas para a importância de exames periódicos, mas, sobretudo, aos fatores de risco, tais como a idade e, principalmente, a dieta nos nossos dias. Estudos mostram que dietas com base, sobretudo, em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento do risco de desenvolver câncer de próstata.

            Além disso, também contribui como fator de risco a obesidade, é verdade, em especial para aquelas neoplasias de comportamento mais agressivo.

            Entretanto, o estudo aponta que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E e Ômega-3 aparecem como fatores protetores.

            E aqui reafirmo que só uma campanha como a do Novembro Azul é capaz de ter grande abrangência e capacidade de atingir a uma enorme parcela da população que precisa ser alertada, que precisa ser informada, estar consciente para que possa buscar orientação e atendimentos especializados.

            Ademais, seria de grande valia, Sr. Presidente, que centros de referência estivessem espalhados pelo Brasil inteiro e que fossem criados para melhorar o acesso ao SUS, assim como muitas vezes acontece com as mulheres.

            Mas, enquanto isso não acontece, enquanto a realidade é outra, e alarmante, e preocupante, como médico, quero aqui conclamar todos os homens na faixa dos 40 anos para que vençam qualquer tipo de preconceito que porventura possa haver e para que façam o exame de próstata pois, como sabemos, a prevenção, com certeza, é o melhor de todos os remédios, evita sofrimentos e muitas vezes dá uma qualidade de vida muito maior.

            Então, parabenizo a todos aqueles abnegados que sonham realmente com um Brasil com muito menos câncer de próstata. Que a gente venha a cada dia quebrar os preconceitos e que a nossa sociedade, os homens deste País também tenham consciência de que o câncer de próstata pode ser curado, sim, muitas e muitas vezes, quando diagnosticado na sua fase inicial como aqui já foi dito.

            Parabéns à Deputada Rose de Freitas e à Senadora Ana Amélia pela grande iniciativa, pelo requerimento e pela preocupação que têm demonstrado para todos nós homens.

            E, àqueles que fazem a Sociedade de Urologia, o meu sincero parabéns por entender, como médico que sou; anestesista que sou, que a gente precisa, com certeza, com o trabalho de todos vocês, chegar a todos os cantos deste País com esta conscientização, sobretudo aos homens da nossa Nação.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 05/11/2013 - Página 2216