Fala da Presidência durante a 25ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Pronunciamento na Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM, SAUDE, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. :
  • Pronunciamento na Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Movimento Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia.
Publicação
Publicação no DCN de 05/11/2013 - Página 2218
Assunto
Outros > HOMENAGEM, SAUDE, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, HOMENAGEM, SOCIEDADE, UROLOGIA, BRASIL, CAMPANHA, COMBATE, PREVENÇÃO, CANCER, HOMEM, DEFESA, NECESSIDADE, DIALOGO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), OBJETIVO, OFERECIMENTO, ATENDIMENTO, MEDICO, ESPECIALIZAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).

            O SR. PRESIDENTE (Waldemir Moka. Bloco Maioria/PMDB - MS) - Agradeço o Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Aguinaldo Cesar Nardi. Esse é o nosso dever de casa, Senadora Ana Amélia, Deputada Rose e o nosso Presidente da Frente Parlamentar.

            Acho que essa é uma questão sobre a qual precisamos, Dr. Aguinaldo, conversar com o Ministério da Saúde. Eu lhe disse que não temos urologista na rede pública, Senador Wellington.

            Aí é muito difícil se fazer uma campanha, porque vai estimular exatamente o exame preventivo. Se você não tem urologista na rede pública, como é que vamos fazer? Acho que essa é uma questão, e os exames também.

            Acho que esta sessão solene, na verdade teve início, Senadora Ana Amélia. Nós tivemos toda uma discussão, já com o Dr. Aguinaldo e os outros convidados, e, naquele momento, a Comissão de Assuntos Sociais percebeu a necessidade de a gente realmente encampar, fazer de forma concreta isso.

            Eu acho que a forma concreta é a gente chamar à responsabilidade, e aí o Presidente da Frente, a Senadora Ana Amélia, a Rose, o nosso representante aqui da Câmara dos Deputados - tenho certeza que o Henrique nos ajudará nisso -, numa audiência com o Ministro da Saúde para que a gente possa discutir essa questão.

            A Senadora Ana Amélia e a Deputada Rose de Freitas me pedem que eu agradeça à Drª Cláudia Lyra, à Barbara Sales e à Iara Lemos -- é isso Senadora? --, pela ajuda, pela organização que tornou possível esta sessão solene.

            E eu quero aqui, antes de encerrar a presente sessão, agradecer a presença do Dr. Romulo, do Distrito Federal, Dr. Aderivaldo, do Distrito Federal, Dr. Sérgio, Dr. José Carlos de Almeida, aqui do Distrito Federal, o Márcio Turra. Agora eu tenho certeza, Márcio, de onde vem a inspiração da Senadora Ana Amélia para propor a audiência pública, lá na Comissão de Assuntos Sociais. O Márcio é urologista. Dante Sica, do Rio Grande do Sul, o Dr. Eugenio Costa, de Minas Gerais, José Truzzi, de São Paulo, e o Dr. Daniel, do Rio de Janeiro.

            Antes de encerrar a presente sessão, eu quero, na verdade, dizer ao Presidente Renan que esta sessão é uma sessão que tem uma importância fundamental para que o Senado Federal possa encampar e tornar realidade. Só que nós temos esse desafio de colocar profissionais na rede pública de saúde, com essa especialidade.

            Passo a palavra ao Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 05/11/2013 - Página 2218