Pela Liderança durante a 221ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao tratamento diferenciado supostamente oferecido aos presos do Mensalão; e outro assunto.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, CORRUPÇÃO.:
  • Críticas ao tratamento diferenciado supostamente oferecido aos presos do Mensalão; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2013 - Página 89796
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, CORRUPÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PRIVILEGIO, REGIME, PRISÃO, DEPUTADO FEDERAL, CORRUPÇÃO, CONDENADO, AÇÃO PENAL, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, TROCA, APOIO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, IMPUNIDADE, BRASIL, PRECARIEDADE, SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ECONOMIA.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pensei eu, Senador Mozarildo, que não pudesse usar a tribuna na tarde de hoje, em função de uma rouquidão que rapidamente tomou conta de mim, mas vou me esforçar para que possa concluir o meu pronunciamento.

            Senador Presidente, como é triste ver a imprensa brasileira dar notícias sobre os mensaleiros! Como é triste ver a desigualdade neste País! Como é triste ver o aumento da corrupção e o desleixo dos governantes deste País! Como é triste ver que o Governo implanta uma ditadura sem que a população brasileira sinta. Essa regalia toda! E eu falei aqui. Eu disse aqui o que ia acontecer com os mensaleiros sobre toda essa regalia de visitas no momento em que o preso quisesse - prisão domiciliar é prisão -, e os outros presos não têm o mesmo direito.

            Agora a Câmara quer salvar o mandato do Genoino. Ora, vê que absurdo, Brasil! Como é que um cara, condenado, pode continuar exercendo o seu mandato?

            O problema é que a maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal foram colocados pela Presidenta Dilma, e ela também manda no Supremo Tribunal Federal. Ela faz o que ela quer no Supremo Tribunal Federal, Senador Flexa.

            Senador, é para ser votada hoje a cassação do Genoíno. É para ser votada hoje. Lógico que o País não consegue mais. Isso não é bom para a Dilma, não. Isso é ruim para a Dilma, porque o Brasil inteiro sabe que ela está por trás disso. O Brasil todo sabe que a Dilma é que está orquestrando tudo isso.

            Olha como o País está! Olha o Brasil de hoje! Se aqueles que proclamaram a República, como Benjamin Constant, que foi pai da República, Teodoro de Mendonça, o grande Rui Barbosa, o pai da democracia, pudessem estar, hoje, vendo o que o brasileiro vê, o que o brasileiro vive...

            A Pátria está condenada à obediência da Presidenta Dilma. Neste próprio Senado, em que ela exerce a maioria dos seus membros, ela faz o que quer. Pode gritar Mário Couto, pode gritar Flexa Ribeiro, podem gritar Pedro Taques e outros, que são brasileiros puros, mas não adianta. Ela manda!

Presidiário Genoino tem tratamento privilegiado.

Fingindo o pé na cova, o mensaleiro José Genoino fez até o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ignorar dois laudos médicos para ‘atestar’ que o meliante tem ‘graves problemas’, mas outro presidiário da Papuda, Roseri Gonçalves Pereira, paraplégico, não teve a mesma sorte. Nem o mesmo tratamento. Doente, ele usa cateter na uretra e sonda na bexiga e aguarda há dois meses exame para se habilitar à prisão domiciliar.

            Olha a diferença, Brasil! Olha como nós estamos, Brasil! Ninguém aguenta mais tudo isso!

            Vou ler a estatística atualizada, de hoje, do Brasil atual: entre 177 países do mundo, ele está colocado em 72º na lista de corrupção.

            A tendência é aumentar, a tendência é ninguém neste País segurar mais. Por que abrem frentes de corrupção todos os dias, brasileiros? Brasileiros, por que abrem? Por que todo dia vocês escutam em rádio, televisão, jornal, todos os dias: corrupção, corrupção, corrupção! E não para jamais. Por quê? Porque todo mundo sabe que quem é governo neste País pode roubar. Não acontece nada! No máximo, uma prisão domiciliar.

            No início, enquanto os holofotes estiverem em cima, ele vai cumprir certinho. Às 8 horas, lá, ele vai dormir, mas, depois, vão colocar um televisor. Já estavam montando uma sala com ar-condicionado e televisão de 52 polegadas para o Dirceu.

            O Genoino, com essa história de doença, vai passar a maioria do tempo dentro de casa.

            Esses são os privilégios da Nação.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Qual é a diferença entre o império de D. Pedro I e de D. Pedro II e o Governo de Dilma? Qual é a diferença? Se há diferença, é muito pouco.

            De que adiantou se fazer a República, se lutar pela  
República para tornar esta Pátria querida, democrática e com liberdade? O que adiantou tão grande luta, de tantos heróis? E a Dilma e o seu Partido estragando tudo.

            Quem não sabe? Quem não sabe, brasileiros e brasileiras, meus queridos paraenses, devotos de Nossa Senhora de Nazaré, quem não sabe que este País atravessa o pior momento da sua história? Um País que não tem educação, um País que não tem saúde, um País que bate recorde de corrupção, um País violento, onde se matam todos os dias brasileiros e brasileiras nas ruas, assassinados impiedosamente.

            Brasileiros, é preciso se tomar um rumo. É preciso se tomar providências. É preciso mudar. O País tem que mudar!

            Quem viu um tal de PT? Quem viu o que pregava esse tal de PT, há uns 10, 12, 15 anos?

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - O que ele pregava, brasileiros?

            Diziam que era a verdade. Seguiam a filosofia do Hitler: persiste, persiste, persiste, persiste - essa era a filosofia do Hitler - na mentira, que acabam acreditando nela.

            A mentira está aí, estampada. A mentira está aí para todo mundo ver.

            Quem pode dizer que estou mentindo? Digam que eu estou mentindo, digam! Eu provo a verdade. A verdade está posta, a verdade está aí para quem quiser ouvir. Alguns não falam porque, às vezes, têm medo, usam da covardia. Eu, não!

            Eu amo a minha Pátria. Eu amo o meu Estado. Eu vim para cá para defendê-los. Eu tenho o direito e a obrigação constitucional de vir aqui, para esta tribuna, falar a verdade, e falar a verdade é dizer que o PT mentiu ao longo desses anos. E o PT mente! A cada dia que passa, o PT mente! A Presidenta mente!

            “Ah, não há inflação no País.” Ô, Presidenta, pegue leve, Presidenta.

            Agora mesmo, a gasolina aumentou novamente, é mais endividamento para a Petrobras, é mais uma empresa falida, a maior empresa nacional. E a inflação dispara, os preços aumentam...

            (Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... e a Dilma e o Ministro Mantega, que come caviar no avião, não estão nem aí.

            Que se lixe o povo brasileiro, que morram os aposentados! É isso que eles desejam, que eles querem. Esse é o PT, o PT em que, um dia, o País acreditou.

            Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2013 - Página 89796