Pela ordem durante a 221ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reapresentação de requerimento para criação da CPI da CBF e das federações estaduais de futebol.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO, ESPORTE.:
  • Reapresentação de requerimento para criação da CPI da CBF e das federações estaduais de futebol.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2013 - Página 90024
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO, ESPORTE.
Indexação
  • REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APURAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, CORRUPÇÃO, ABUSO, PODER ECONOMICO, ELEIÇÃO, DIRIGENTE, DESVIO, VERBA, RECOLHIMENTO, TRIBUTOS, PREVIDENCIA SOCIAL, CONTRATO, EMPRESA PRIVADA, LIGAÇÃO, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), INSTITUIÇÃO ESPORTIVA, AMBITO ESTADUAL, FUTEBOL.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Sr. Presidente, eu e o Senador Randolfe estamos reapresentando a CPI da CBF e das federações estaduais.

            Se V. Exª me permitisse, eu queria ler. Posso? Eu agradeço a V. Exª.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Com a palavra V. Exª.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Do Senador Mário Couto, do Senador Randolfe Rodrigues e outros Senadores - é verdade, Senador, é de tanto falar. É que eu falo muito e a rouquidão me pegou.

            Requeremos, baseado no que preceitua o § 3º do art. 58 da Constituição Federal, combinado com o art. 145 do Regimento Interno do Senado Federal, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, composta por 11 (onze) membros titulares e sete suplentes, para, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, apurar, no período compreendido entre o ano 2000 até os dias atuais, as denúncias de irregularidades atinentes ao abuso de poder econômico nas eleições e reeleições de dirigentes ocorridas no âmbito da Confederação Brasileira de Futebol - CBF e Federações Estaduais de Futebol, tais como: a compra de votos dos presidentes de federações, já denunciada pela Revista Veja; a reeleição do Presidente da CBF. já denunciada pela Revista Veja; transferências irregulares de recursos às Federações, já denunciadas pela Revista Veja, e demais desvios de verbas que culminam com a perpetuação de vários dirigentes nos cargos; apuração de responsabilidades relacionadas aos graves problemas verificados no recolhimento de tributos à Previdência Social; prestação de contas das receitas próprias e recursos oriundos de convênios com órgãos públicos e contratos de patrocínio da seleção brasileira com empresa privada.

            Sr. Presidente, nem eu nem o Senador Randolfe Rodrigues podíamos mais ficar ignorando tanta corrupção no meio da Federação Brasileira de Futebol.

            O Sr. Marin, descaradamente, transfere dinheiro às federações estaduais de futebol a fim de perpetuá-los e de se perpetuar no poder.

            O futebol brasileiro caminha ameaçando greve, o futebol brasileiro caminha em decadência, e este senhor, amparado pelo anterior Ricardo Teixeira, vive usando do dinheiro público para prejudicar aquilo que o povo brasileiro tanto gosta nas suas diversões, que é o futebol brasileiro, consagrado no mundo inteiro.

            Por isso, Sr. Presidente, espero que desta feita o Senador Perrela - citei o seu nome - possa deixar a CPI seguir normalmente. Tenho certeza de que desta vez V. Exª não vai interferir para que Senadores retirem as suas assinaturas dessa CPI.

            Meu caro Perrela, a CPI é o último recurso da Minoria. O que ainda resta ao Poder Legislativo é fiscalizar os poderes constituídos. Deixe que o Senado Federal possa fiscalizar a CBF, já que por várias vezes tentei fiscalizar Ministros, tentei fiscalizar o Governo, que é minha atribuição, e nunca a Dilma deixou, porque tem um batalhão de Senadores à sua disposição aqui no Senado Federal.

            Por isso, Presidente Renan, eu espero...

            Agradeço aos Senadores que assinaram da última vez e mantiveram, como postura ética, as suas assinaturas no requerimento.

            Quero agradecer-lhes e contar novamente com o apoio daqueles que colocaram a sua assinatura na CPI. E tenho confiança de que os Senadores que retiraram a assinatura, desta vez, é clara a CPI, não interfere em nenhuma obra da Copa do Mundo. Alguns Senadores disseram que era por isso que não assinavam, porque ia prejudicar a Copa do Mundo. Não há nenhum prejuízo. É claro e cristalino o nosso objetivo: apenas saber a verdade em termos da Confederação e de suas federações.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2013 - Página 90024