Discurso durante a 221ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de justificativa de requerimento de pesar apresentado por S. Exª.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de justificativa de requerimento de pesar apresentado por S. Exª.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2013 - Página 90027
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • PESAMES, MORTE, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), HOMENAGEM POSTUMA, CARREIRA, POLITICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, ANAIS DO SENADO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, gostaria também de apresentar requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Governador Marcelo Déda, com a apresentação de condolências e o nosso abraço a sua mulher Eliane Aquino e aos seus filhos, Marcella, Yasmim, Luísa, João Marcelo e Mateus.

            Ele nasceu há 53 anos, em Simão Dias, no interior de Sergipe. Estava no seu segundo mandato de Governador.

            Uma pessoa extraordinariamente querida que começou a militar na política...

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... na década de 70, nos movimentos estudantis.

            A história do PT em Sergipe confunde-se com a própria trajetória de Marcelo Déda, que foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

            Eu, desde os anos 80, comecei a colaborar com ele, inclusive aqui no Congresso Nacional e também nas ocasiões em que participei de suas campanhas para prefeito de Aracaju, para governador de Sergipe, Sergipe, juntamente com nosso companheiro José Eduardo, que foi Líder do PT no Senado Federal.

            Tão bela a mensagem que a família colocou: “O céu acaba de ganhar mais uma estrela. Marcelo Déda voou ‘nas asas da quimera’. Paz e bem.” Da mesma forma, as palavras do Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff:

O Brasil e o Estado de Sergipe perderam hoje um grande homem. Como prefeito, deputado e governador, Marcelo Déda exerceu a Política com P maiúsculo. A sua trajetória foi marcada pela dedicação em transformar para melhor a vida das pessoas, especialmente as mais humildes.[...]

            Um extraordinário amigo, companheiro que, com palavras de bom senso e bom humor, sempre nos brindou no Partido dos Trabalhadores com o melhor senso de justiça.

            No seu último pronunciamento no Palácio do Planalto, escolhido como representante dos governadores, Marcelo Déda foi extremamente aplaudido pela Presidenta Dilma e por todos nós que ali estávamos presentes.

            Marcelo Déda constitui-se em um extraordinário e grande exemplo para todos nós do PT, para o povo de Sergipe, para todos os brasileiros.

            Por estar ontem representando o Senado Federal na reunião do Parlamento do Mercosul, não me foi possível chegar a tempo de abraçar sua esposa Eliane, e seus filhos, pessoalmente, nessa data. Mas espero, em breve, poder fazê-lo.

            Solicito, Sr. Presidente, que seja inserida na íntegra a justificativa do requerimento de pesar que aqui entrego à Mesa.

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Muito obrigado.

 

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

            Matéria referida:

            - Justificativa de Requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2013 - Página 90027