Discurso durante a 221ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao Presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço, pela visita da comissão ao Estado do Acre para debater a situação dos imigrantes haitianos; e outro assunto.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM.:
  • Agradecimento ao Presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço, pela visita da comissão ao Estado do Acre para debater a situação dos imigrantes haitianos; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2013 - Página 90029
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APOIO, RICARDO FERRAÇO, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), AUDIENCIA PUBLICA, DEBATE, PROBLEMA, EXCESSO, IMIGRANTE, ESTADO DO ACRE (AC), ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI.
  • MANIFESTO, SOLIDARIEDADE, PESAMES, FAMILIA, MORTE, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE).

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, na mesma linha dos demais companheiros, quero também prestar minha solidariedade à família do Governador, em meu nome, em nome do PSD e em nome do nosso Presidente Kassab.

            Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento ao Senador Ricardo Ferraço, que ontem esteve lá no meu Estado presidindo a nossa Comissão de Relações Exteriores. Ele saiu lá do seu Estado, o Espírito Santo, e foi até a nossa fronteira. Quero, então, em meu nome, em nome do povo acriano, em nome de toda a nossa Bancada, agradecer ao Senador Ricardo Ferraço. Esse foi um movimento articulado pelo Senador Jorge Viana, pelo Senador Anibal. Com certeza, a ida do Senador Ricardo Ferraço até a nossa fronteira, no Município de Brasiléia, durante o pouco tempo em que lá esteve, fez com que ele conseguisse incorporar o sentimento da população. A situação é muito grave lá em Brasiléia.

            Como fruto da ida da Comissão de Relações Exteriores, já tivemos hoje uma reunião chamada pelo Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, que também acompanhou a delegação e que já reuniu todo o staff do Governo para que nós pudéssemos discutir a situação dos imigrantes ali, dos nossos irmãos haitianos que o povo do Acre acolheu e recebeu com a gentileza que sempre teve para com as pessoas, principalmente com os imigrantes.

            O número de imigrantes ali, na fronteira, cresceu muito. Já passaram por ali mais de 10 mil haitianos. Isso tem trazido um transtorno muito grande para a população daqueles dois Municípios, tanto Brasiléia quanto o Município de Epitaciolândia. O Prefeito André Hassem, de Epitaciolândia, esteve presente na reunião. O Prefeito Everaldo, inclusive, está presente na reunião que está acontecendo no Ministério. Entendemos que temos que respeitar os nossos irmãos haitianos, mas a nossa preocupação maior é com os nossos irmãos do Município de Brasiléia e de Epitaciolândia, que estão passando por uma dificuldade muito grande.

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - O número de imigrantes é um número bastante representativo.

            Então, quero aqui agradecer ao Senador Ricardo Ferraço e parabenizá-lo pelo seu gesto de estender a mão ao povo acriano.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2013 - Página 90029