Discurso durante a 221ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pela morte do ex-governador do Estado de Sergipe Marcelo Déda.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pela morte do ex-governador do Estado de Sergipe Marcelo Déda.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2013 - Página 90030
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • PESAMES, FAMILIA, HOMENAGEM POSTUMA, CARREIRA, POLITICA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE).

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também nessa linha, quero fazer o meu registro de condolências à família do nosso amigo querido Marcelo Déda.

            Marcelo Déda era um indivíduo de mente arguta, Sr. Presidente. Marcelo Déda era um dos maiores oradores que eu tive o privilégio de ouvir e com quem convivi.

            Fui Deputado Federal com Marcelo Déda, Sr. Presidente, quando Marcelo era Líder do PT, na época do governo Fernando Henrique Cardoso. V. Exª era Ministro da Justiça, Marcelo era o Líder e eu ainda parava qualquer atividade para ouvir Marcelo Déda, ainda que ele estivesse argumentando contra aquilo em que eu acredito. Com a mente arguta, o orador Marcelo Déda era daqueles oradores ainda capazes de encantar.

            Sr. Presidente, no primeiro mês do governo de Marcelo Déda, em Sergipe, eu estive com ele. Fui a Sergipe, durante dois dias, a convite dele. Durante dois dias, eu frequentei o gabinete dele. Tive a oportunidade de postar aquelas fotos com Marcelo muito novo, muito jovial, bonito, cheio de vida, e depois ver que a enfermidade é uma coisa assim tão...

            Desde criança, eu escuto dizer que estão buscando a cura para o câncer. Já conseguiram frear até a AIDS e ninguém freia o câncer. Mata, destrói de forma tão rápida. Nas últimas fotos de Marcelo, vê-se que não era aquela mesma pessoa, Senadora, de um ano atrás.

            As minhas condolências, porque eu estive no Estado, no ano passado, fazendo um evento sobre pedofilia e redução da maioridade penal e, num desses eventos, encontrei-me com o Déda e, no evento seguinte, com a esposa dele, porque Déda estava em São Paulo.

            Sr. Presidente, eu senti muito, porque tinha convivência de irmão com Marcelo Déda, mas faço o registro, com muita felicidade, do homem público que Marcelo foi, da sua trajetória digna, da valentia de Marcelo Déda.

            Acima de tudo, depois de Fernando Lyra, que era um orador que me encantava - na minha juventude e adolescência eu saía da escola para poder ir aos comícios do MDB ver Fernando Lyra falar -, para mim, com todo o respeito aos bons oradores que esta Casa tem, Marcelo Déda foi o maior orador que eu ouvi nesses últimos tempos.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2013 - Página 90030