Pela ordem durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Insatisfação com a segurança pública no Estado de Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Insatisfação com a segurança pública no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2013 - Página 85748
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • DENUNCIA, INSUFICIENCIA, SEGURANÇA PUBLICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), CRISE, SISTEMA, PRISÃO, EXCESSO, LOTAÇÃO, PRESIDIO, CRIME ORGANIZADO, AUSENCIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, DIGNIDADE, EFICIENCIA, POLICIA, CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, MATERIA.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (Bloco União e Força/PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de fazer um registro lamentável.

            No meu Estado, nos últimos sete anos, nós temos visto só descalabros, em todas as áreas - saúde, educação, segurança -, e hoje o Presidente da OAB, falando sobre a questão de que já houve várias rebeliões nos presídios de Roraima, com fugas em massa, disse, claramente, que a penitenciária é um depósito de gente. Ele diz que a penitenciária nada mais é do que um depósito de gente, que o apenado não tem ressocialização, que faltam políticas públicas para o sistema prisional e que o governo precisa adotar medidas mínimas para que os reeducandos cumpram suas penas com mais dignidade. Consequentemente, há a fuga desses presidiários e a insegurança de modo geral, já que a polícia carece até de veículos e também de gasolina, e sem apoio nenhum ao efetivo dos militares que estão lá, tanto aos policiais militares quanto aos policiais civis.

            Eu quero, portanto, denunciar isto à Casa e, inclusive vou fazer um expediente, Senador Renan, dirigido à Procuradoria-Geral da República, ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público Estadual e Federal, porque não é possível. Nós estamos realmente no caos.

            E pior: o Governador faz uma reunião de cúpula com as Polícias Militar e Civil e diz que não descarta que o PCC esteja atuando em Roraima. Ora, o Governador pegou o governo de um Estado onde sempre houve tranquilidade, paz, numa cidade de médio porte, onde se conseguia ficar com uma cadeira na calçada, vendo o fim do dia, mas hoje todo mundo tem que fazer como nas grandes cidades, todo mundo tem que ter grade, tem que ter cerca elétrica. Realmente é lamentável que nós estejamos retrocedendo. É um Estado que não paga em dia sequer os servidores públicos e que vem se endividando nesses sete anos de maneira assustadora, o que é ruim para o povo do meu Estado, para os empresários, para aqueles que querem de fato viver num Estado em que sempre foi bom viver.

            Então, quero pedir a V. Exª que autorize a transcrição dessas duas matérias que, no meu entender, servem de alerta para as autoridades maiores poderem de fato fazer com que o Governador deixe de fazer politicagem para ele e para a sua esposa e passe a trabalhar em benefício do povo de Roraima.

 

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- Penitenciária é um depósito de gente, denuncia OAB

- Governador não descarta PCC em RR


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2013 - Página 85748