Comunicação inadiável durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque ao pedido de S. Exª que visa à instalação de CPI destinada a investigar as causas do aumento tarifário do transporte público nas cidades brasileiras.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Destaque ao pedido de S. Exª que visa à instalação de CPI destinada a investigar as causas do aumento tarifário do transporte público nas cidades brasileiras.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2013 - Página 91276
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, AUMENTO, PREÇO, PASSAGEM, TRANSPORTE COLETIVO URBANO.

            O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco Maioria/PMDB - PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, no sentido de colaborar com V. Exª, criando um pauta para dar resposta à voz das ruas, eu protocolei hoje um pedido para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito que vai vocalizar os desejos do grupo que briga pelo transporte zero.

            Esse assunto tem me preocupado desde que eu entrei na política como simples deputado estadual: o sobrepreço das tarifas de transportes multiplicado por todo o Brasil. Conquistas da categoria, Senador Mozarildo: conseguem aumentar em Curitiba, levam esse aumento para Brasília; daí, somam Brasília e Curitiba e levam para outras capitais do País. Em vez de vermos, por parte da Administração Pública, uma reação firme, o que nós vemos são movimentos para, com o dinheiro público, em vez de verificarem profundamente as planilhas, subsidiar a redução do transporte.

            O Senado tem uma oportunidade de corrigir isso, e eu coloco a serviço dessa proposta a minha experiência como governador e como prefeito. Como prefeito, mantive a tarifa mais baixa do Brasil, com modificações muito interessantes que se acrescentaram a outras que a administração que me antecedeu já havia feito.

            Temos condição de, com seriedade, analisar isso.

            Protocolei hoje um pedido de CPI com a assinatura de companheiros. Por exemplo: Mozarildo Cavalcanti, Jader Barbalho, Alvaro Dias, Fernando Collor, Cristovam Buarque, Mário Couto, Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon, Flexa Ribeiro, Benedito de Lira, Randolfe Rodrigues, Wilder Morais, Waldemir Moka, Paulo Paim, Lobão Filho, Renan Calheiros, Sérgio Petecão, Cássio Cunha Lima, Pedro Taques, Antonio Carlos Valadares, Lídice da Mata, Casildo Maldaner, Ricardo Ferraço, João Durval, José Agripino, Magno Malta, Lindbergh Farias, Ivo Cassol, Osvaldo Sobrinho, Cícero Lucena, João Alberto Souza, Vanessa Grazziotin, Zezé Perrella, Vital do Rêgo, João Vicente Claudino, Acir Gurgacz, Eduardo Lopes e a minha própria assinatura.

            Eu imagino uma CPI que não seja uma CPI espetáculo, um grupo de técnicos para analisar as planilhas, a participação de escritórios de advocacia na violação dos direitos da população através de manipulação de concorrências em todo o Brasil. São sinais bastante evidentes que chegam à minha mão.

            Aproveito a oportunidade para essa CPI, que já conta com 38 assinaturas, quando o necessário para a instalação seriam 27, não é isso, Senador Mozarildo? V. Exª é o meu regimentalista. Convido os outros Senadores para assinarem também. Espero que a Mesa, rapidamente, dê consequência a esse processo, sem espetáculo. Não estamos procurando holofotes, estamos escutando as vozes das ruas e tentando dar uma solução definitiva para o problema do transporte público no Brasil.

            Obrigado, Sr. Presidente.

 

     [...]

            O SR. ROBERTO REQUIÃO (Bloco Maioria/PMDB - PR) - Agradeço a V. Exª e, depois desse meu pronunciamento no Senado, no plenário, em vez de um escândalo tradicional, ou seja, a retirada de assinaturas, porque eu conheço cada um dos Senadores que assinou comigo esta CPI e conheço a integridade de cada um, eu espero que aumentemos dos 38 para pelo menos 50 Senadores.

            E assumo aqui o meu compromisso: não estamos à procura de um espetáculo, estamos à procura de uma solução, a contribuição que o Senado dará ao Governo Federal e ao problema no transporte coletivo no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2013 - Página 91276