Pela Liderança durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exª em evento de inauguração de obras em Andaraí, no Estado da Bahia; e outro assunto.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA CULTURAL.:
  • Registro da participação de S.Exª em evento de inauguração de obras em Andaraí, no Estado da Bahia; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2013 - Página 86145
Assunto
Outros > ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, MUNICIPIO, ANDARAI, ESTADO DA BAHIA (BA), TERMINAL RODOVIARIO, FARMACIA, CRECHE.
  • DESENVOLVIMENTO REGIONAL, INTERIOR, ESTADO DA BAHIA (BA), TURISMO, CONSTRUÇÃO, UNIVERSIDADE, HOSPITAL, REGIÃO, CHAPADA DIAMANTINA.
  • ELOGIO, INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTORICO E ARTISTICO NACIONAL (IPHAN), TOMBAMENTO, TEATRO, TERRENO, TEMPLO, RELIGIÃO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, ESTADO DA BAHIA (BA).

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pela Liderança. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na verdade, eu uso a tribuna, neste horário do Partido, para fazer dois registros importantes.

            Um é para registrar que, nesse fim de semana, no sábado passado, não pude comparecer à assembleia, muito concorrida, do Senador Walter Pinheiro, que fez uma avaliação do seu mandato, porque eu participei de um evento de inauguração de obras lá na Chapada, na querida cidade de Andaraí, do também querido amigo, Prefeito Wilson Cardoso.

            Naquela cidade, ocorreram, como sempre, várias inaugurações. Os políticos da Bahia que conhecem Wilson, em Andaraí, sabem que ele nunca faz uma inauguração só. Ele inaugura três, quatro obras de uma só vez e é muito orgulhoso das obras que faz com recursos próprios. Mas, nessa ocasião, uma dessas inaugurações foi justamente o terminal rodoviário, que foi construído com uma emenda de Bancada nossa. Aliás, Wilson sempre costuma divulgar que, de cada três obras em Andaraí - e colocou isso em faixas na cidade -, uma sempre é resultado de uma emenda individual minha ou de um esforço meu para viabilizá-la.

            E nós tivemos um evento de inaugurações importantes, com a participação do Governador; do Vice-Governador; dos secretários de saúde; da Presidente da Bahiafarma; dos Deputados Estaduais Marcelo Nilo, Presidente da Assembleia, e Zé Neto, Líder do Governo, que também é votado na cidade; das prefeituras; dos prefeitos de toda a Chapada Diamantina. Isso resulta em uma verdadeira festa na cidade de Andaraí.

            Marca daquele encontro, além das comemorações pela inauguração da academia de saúde, da Farmácia da Bahia, que é uma farmácia construída pelo Governo da Bahia. Em breve, estarão sendo distribuídos remédios da Bahiafarma. Também foi inaugurada uma creche.

            Todos esses investimentos e esses equipamentos fizeram parte de um movimento de convocação e de união dos prefeitos da Chapada, que teve como objetivo, no final da programação, que foi a inauguração de uma escola estadual, que todos se reunissem para definir como ação principal da unificação dos esforços dos prefeitos da Chapada junto ao Governo do Estado, junto à Bancada Federal de Deputados e Senadores da Bahia, a luta para garantirmos uma nova universidade na Bahia, na Chapada federal, na Chapada Diamantina.

            A chapada é a região do centro do Estado da Bahia. A cidade de Seabra fica literalmente no centro da Bahia e é uma região que não está premiada por grandes investimentos de infraestrutura do Estado, mas tem, notadamente, uma vocação grande para serviços turísticos e para os demais serviços. A nossa luta na região é para que o Governo possa finalizar o hospital de Seabra, dotando a região de mais um hospital, e um hospital essencial para uma relação com o oeste do Estado também.

            E a universidade completará essas possibilidades de desenvolvimento dos serviços daquela região belíssima, que é a Chapada Diamantina, que não apenas é um grande destino turístico interno no Brasil, mas também um destino turístico de atratividade, de capacidade de atratividade internacional pelo vigor das suas belezas naturais, com seus morros, com seus rios e com a força que sua natureza tornam realidade permanentemente.

            A Chapada Diamantina, sem dúvida nenhuma, dentre as regiões do interior do Estado da Bahia, que não estão no litoral, é o sítio mais importante para a presença do turismo e tem recebido inclusive uma atenção especial, tem voos três vezes...

(Soa a campainha.)

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA) - ... por semana, garantindo uma presença e um acesso ao turismo local. Eu quero, portanto, parabenizar a todos os prefeitos, dizer da minha adesão total, do meu compromisso com essa querida região.

            Mas, Srª Presidente, só, para rapidamente, também dizer que hoje o Conselho do IPHAN tomou duas decisões extremamente importantes para a cultura da Bahia, para a cultura do Brasil, para o patrimônio histórico brasileiro.

            Uma foi o tombamento do Teatro Castro Alves em Salvador.

            Inaugurado em 1967, o teatro ocupa lugar de destaque na vida do País e é um teatro cujo espaço homenageia o grande poeta Castro Alves. Foi executado o Teatro Castro Alves, com sua armação de origami gigante, feito de dobras geométricas de uma peça de papel. Foi executado...

(Soa a campainha.)

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA) - ... pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho, com a colaboração do engenheiro Humberto Lemos Lopes, durante o governo do médico Luís Régis Pacheco. É extremamente importante para todos nós que possamos destacar esse tombamento.

            E, para o final, o tombamento do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oxumarê. Um terreiro extremamente importante; é o sétimo terreiro de Candomblé que foi tombado na Bahia, que guarda toda a tradição da cultura africana no Brasil, toda luta de resistência religiosa do povo negro na nossa terra, da cultura afro em nosso País. Portanto, por toda característica que aquele terreiro tem, hoje pode ser premiado com o seu tombamento, com a participação da Ministra Marta Suplicy e da presença de inúmeros representantes da cultura baiana.

(Soa a campainha.)

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA) - Como prefeita, tive oportunidade também de, através do projeto Folhas Sagradas, contribuir para a conservação desse mesmo terreiro. E, quero, portanto, saudar e homenagear, em nome da Bahia, a decisão do Conselho do IPHAN.

            Muito obrigada, Srª Presidente, pela tolerância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2013 - Página 86145