Pela ordem durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento de pesar pelo falecimento do Sr. Nilton Santos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de requerimento de pesar pelo falecimento do Sr. Nilton Santos.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2013 - Página 86318
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ATLETA PROFISSIONAL, APOSENTADO, ATUAÇÃO, CLUBE, FUTEBOL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, infelizmente um dos maiores jogadores de futebol da história do Brasil faleceu hoje. Então, aqui, gostaria de apresentar um requerimento, nos termos do art. 218, inciso VII; e art. 221, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, de inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do ex-jogador de futebol Nilton Santos, bicampeão mundial, que morreu nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 88 anos, vítima de infecção pulmonar, bem como para a apresentação de condolências à sua mulher, Célia.

            O ano de 2013 foi de grandes perdas para o futebol brasileiro: Djalma Santos, em 23 de julho; Nilton de Sordi, em 24 de agosto; Gylmar dos Santos Neves, em 28 de agosto; e, hoje, Nilton Santos - eles jogaram juntos.

            Eleito pela FIFA em 2000 como o melhor lateral esquerdo de todos os tempos, ele ficou conhecido como a "Enciclopédia do Futebol”. Nilton Santos foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Foi também o jogador que mais vestiu a camisa do glorioso Botafogo: 718 partidas em 16 anos de clube.

            Em nota oficial, o Botafogo de Futebol e Regatas lamentou a perda:

Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral esquerdo da história do futebol mundial. Ao ser chamado de "A Enciclopédia do Futebol", teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor. Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e, além da do Glorioso, a única camisa que usou foi a da Seleção Brasileira. No Botafogo, disputou 723 partidas, marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, marcando três gols. Segurança na marcação era uma de suas virtudes, Com sua dinâmica de jogo, tornou-se o precursor dos laterais que buscavam o ataque, tendo marcado um gol na Copa de 1958, contra a Áustria, fato raro na época em que lateral era apenas marcador de ponta. Se, taticamente, tinha sua importância para o esquema do Botafogo e da Seleção, foi fora de campo que marcou um de seus mais belos gols, quando, após enfrentar Mané Garrincha num treino, Nilton praticamente forçou o Botafogo a contratar o então desconhecido ponta-direita.

            E Nilton Santos foi quem, como tantas vezes, jogou com Garrincha no Botafogo, mas também na Seleção Brasileira, em momentos dos mais gloriosos e belos da história do futebol brasileiro.

            O ex-jogador e ex-treinador da Seleção Brasileira, Zagallo, jogou ao lado de Nilton Santos no Botafogo. Para ele, a perda de Nilton é inestimável. Segundo Zagallo, "Nilton foi um jogador extraordinário, o melhor Iateral esquerdo com quem tive oportunidade de jogar. Falavam tanto em overlapping, e, em 1958, nós fizemos o jogo contra a Áustria, e o Nilton fez o overlapping, que era a ultrapassagem, e, quando ele passou por mim, eu disse: ‘Vai, Nilton!’ E ele foi e fez o gol contra a Áustria. Então, eu tenho lembranças sensacionais do Nilton e eu lamento que hoje nós estejamos dando os sentimentos a uma pessoa que vai fazer muita falta".

            Pelé também participou dos jogos e da Seleção Brasileira ao lado de Nilton Santos, e, volta e meia, nós assistimos, pela televisão, a algumas das melhores jogadas que aconteceram no Campeonato Mundial, tanto da Suécia como do Chile, e vemos ali as jogadas emocionantes de Nilton Santos.

            O velório do ex-craque será realizado na sede do Botafogo, em General Severiano. A bandeira do clube, no Rio de Janeiro, está a meio mastro. E como uma última homenagem ao ex-jogador, o time jogará de luto contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro.

            Muito obrigado.

            A nossa homenagem ao excepcional craque Nilton Santos.

            Obrigado, Presidente, Senador Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2013 - Página 86318