Comunicação inadiável durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa com a criação do entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém, no Estado do Pará.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLITICA DE TRANSPORTES, TRIBUTOS.:
  • Expectativa com a criação do entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém, no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2013 - Página 72440
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL, POLITICA DE TRANSPORTES, TRIBUTOS.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, CONSELHO NACIONAL DE POLITICA FAZENDARIA (CONFAZ), MUNICIPIO, FORTALEZA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ASSUNTO, AUTORIZAÇÃO, CRIAÇÃO, ENTREPOSTO, ZONA FRANCA, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), LOCAL, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), COMENTARIO, ESTUDO, PROJETO, AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT), OBJETIVO, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, PLANO NACIONAL DE VIAÇÃO (PNV), LIGAÇÃO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, na última semana, a região oeste do Pará obteve uma grande vitória, que certamente significa um passo firme no sentido do desenvolvimento do Estado do Pará.

            O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em reunião ordinária em Fortaleza, validou o protocolo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), iniciando o processo de criação do entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém, no oeste paraense.

            Nos próximos dias, o processo de licitação pública será aberto pelos Estados do Pará e Amazonas, em Santarém, para selecionar empresas que prestarão o serviço de armazenagem e distribuição.

            Diz o Governador Simão Jatene que o protocolo firmado entre os dois Estados permitirá a expansão de serviços, fortalecendo a economia local com investimentos novos que vão contribuir para a geração de emprego e renda.

            O Amazonas terá a oportunidade de escoar de forma mais rápida seus produtos, enquanto o Pará e o Município terão ganhos com o incremento da atividade econômica e a cobrança de ICMS sobre o transporte e o ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre o armazenamento, explica o Governador Simão Jatene.

            O entreposto da Zona Franca em Santarém propiciará o incremento das operações de armazenamento e transporte de produtos da Zona Franca de Manaus dentro do território paraense.

            De acordo com nosso Vice-Governador e advogado tributarista, Helenilson Pontes, o momento é histórico ao consolidar a cidade de Santarém como um braço logístico da Zona Franca de Manaus.

            Segundo o Secretário da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, o entreposto representa uma alternativa logística extremamente vantajosa para os dois Estados.

            Em entrevista para a Agência Pará, Afonso Lobo afirmou que - aspas:

Com o entreposto, o Amazonas terá a oportunidade de escoamento de forma mais rápida dos seus produtos, enquanto o Pará terá ganhos com a cobrança de ICMS, incremento da atividade econômica, e o Município de Santarém ganhará o ISS (Imposto Sobre Serviços) sobre o armazenamento. Além disso, hoje é o marco para o início de uma nova caminhada para os dois grandes Estados da Federação brasileira.

            Fecho aspas -, afirmou Afonso Lobo.

            O protocolo do ICMS assinado entre os governos do Pará e Amazonas, em setembro deste ano, suspende a incidência de imposto dos produtos oriundos do Polo Industrial de Manaus e armazenados no entreposto. O imposto só será cobrado na saída - no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado.

            O entreposto funcionará como um armazém geral da Zona Franca, uma porta de saída de toda a indústria estabelecida no Amazonas. Assim, os produtos oriundos da Zona Franca de Manaus serão enviados a Santarém, livres da cobrança de ICMS, para posterior comercialização em todo o Brasil, fortalecendo a economia da cidade e do Pará, já que Santarém poderá arrecadar o ISS decorrente do armazenamento, e o ICMS das despesas de transporte.

            Assim, temos a expectativa, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de que o entreposto da Zona Franca de Manaus em Santarém entre em funcionamento já no primeiro semestre de 2014.

            Sem dúvida, além dos impostos arrecadados que vão servir à população com serviços públicos, o entreposto fortalecerá a economia local. Teremos mais investimentos e geração de empregos na região, que tem posição estratégica fundamental ao Norte e ao Brasil.

            Existem atualmente no País três entrepostos da Zona Franca de Manaus: em Ipojuca, em Pernambuco; Resende, no Estado do Rio de Janeiro; e Uberaba, em Minas Gerais.

            Assim, Santarém coloca-se neste cenário e certamente terá enormes conquistas na área econômica e social. Destaco ainda que temos um projeto que transforma Santarém em uma Área de Livre Comércio, o PLS nº 143 de 2010.

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Essa é a vocação de Santarém, que possui mais de 300 mil habitantes e tem localização estratégica, com o Porto de Santarém na confluência dos Rios Amazonas e Tapajós. Também está exatamente na interligação com as rodovias BR-163 (Santarém-Cuiabá) e a BR-230 (Transamazônlca), garantindo escoamento de produção daquela região do Estado e do Centro-Oeste do Brasil por diferentes modais.

            Inclusive também está em estudo pela ANTT a Estrada de Ferro 170, uma ferrovia que vai ligar Cuiabá até Santarém. Incluímos essa estrada no Plano Nacional de Viação, através de emenda, quando de sua tramitação aqui no Senado. A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) também já mostra interesse em avançar nos estudos para essa ferrovia.

            A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) também já mostra interesse em avançar nos estudos para essa ferrovia.

            O projeto da Área de Livre Comércio de Santarém foi apresentado em maio de 2010, já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo...

(Interrupção do som.)

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Pois não, Senador Flexa Ribeiro.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - O projeto da Área de Livre Comércio de Santarém foi apresentado em maio de 2010 no Senado. Já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e aguarda a votação terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos, onde tem o Senador Ricardo Ferraço como Relator. Aprovada aqui pelo Senado, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

            O momento é oportuno, e estamos trabalhando para que essa região tão querida do nosso Estado, tão rica e com enorme potencial, venha a se desenvolver com mais rapidez e, sobretudo, justiça social para os milhares de paraenses e brasileiros que ali vivem. A perspectiva é positiva, que os próximos passos também sejam no mesmo sentido.

            O Governador Simão Jatene, com sabedoria, reafirma que a criação do entreposto faz parte das medidas adotadas pelo Governo para combater a pobreza e a desigualdade social no Estado do Pará.

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Quero parabenizar, então, todos os paraenses, em especial os amigos e as amigas da região oeste do meu Pará e, mais especialmente ainda, as de Santarém por essa grande vitória com o entreposto, agora já aprovado na Zona Franca de Manaus, naquele Município do meu Estado, Pará.

            Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2013 - Página 72440