Pronunciamento de Walter Pinheiro em 16/10/2013
Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Agradecimento à Presidente da República pelo aumento de investimento em mobilidade urbana na Região Nordeste.
- Autor
- Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
- Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- Agradecimento à Presidente da República pelo aumento de investimento em mobilidade urbana na Região Nordeste.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/10/2013 - Página 72459
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUMENTO, INVESTIMENTO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE COLETIVO URBANO, REGIÃO NORDESTE, ENFASE, CONSTRUÇÃO, METRO, MUNICIPIO, SALVADOR (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).
O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só para fazer uma breve comunicação. V. Exª é um árduo defensor dessa política de investimento para o nosso Nordeste, que é fundamental para estruturar as nossas capitais e, ao mesmo tempo, entregar à população um sistema de mobilidade urbana condizente com o crescimento das nossas cidades.
Meu caro Senador Inácio Arruda, Salvador, Fortaleza, Recife são cidades que apontaram na perspectiva de utilização do metrô, mas nós estamos precisando ampliar esse conceito. Então, nós tivemos, no dia de ontem, Senador Renan, a presença da Presidenta Dilma na cidade de Salvador. Infelizmente eu não pude participar. Eu estava vindo de uma missão oficial e só consegui chegar a Brasília por volta das 14h. Quando eu cheguei, nem da excelente promulgação da PEC da Música eu consegui participar. E só tive oportunidade de ver - ouvir, melhor dizendo - o final, quando a cantora Rosemary cantava Ave Maria, e V. Exª encerrava a sessão.
Então, não foi possível ir a Salvador, mas nós comemoramos. E particularmente, Senador Renan, por conta da minha passagem pela Secretaria do Planejamento, em 2009, essa foi uma das principais bandeiras e projeto que nós deixamos ali na Secretaria de Estado, por entender a importância de pensar o futuro. Não foi esse projeto, Senador Flexa, pensado só para a Copa. Em Salvador se arrasta uma obra do metrô há mais de 12 anos, sem funcionar. E era importante não só ampliar, como também consolidar um conceito de mobilidade urbana.
Mobilidade não é só metrô nos trilhos ou o BRT com os seus pneus. Mobilidade também é passeio, mobilidade também é local para o pedestre andar tranquila e livremente, e mobilidade é extrair das ruas o volume de veículos que se acumulou em cidades como Belém, Salvador e outras. Por isso se usa o transporte de massa, para levar as pessoas em menos tempo e com conforto ao local de trabalho, e também para tirar veículos das ruas.
Então, no dia de ontem, a Presidenta Dilma assinou a ordem de serviço para início das obras do metrô, assim como também já sinalizou com mais recursos para implantação do VLT e para os corredores de BRT na cidade de Salvador, essa obra tão desejada por todos nós, tanto pelo Senador João Durval, como pela Senadora Lídice e por mim. Atendemos o bairro mais requisitado, eu diria, em campanha por todo mundo, mas nem tão atendido assim pelos políticos: o bairro de Cajazeiras, em Salvador, que comporta uma população superior à de muitas cidades brasileiras, e eu poderia dizer, Senadora Lídice, talvez até mais do que a segunda cidade baiana, que é Feira de Santana, em população.
Portanto, ontem foi um dia importante para a cidade do Salvador, para o Estado da Bahia, e principalmente para essa política decisiva de mobilidade. É uma batalha de nós três, obviamente - o Senador João Durval, a Senadora Lídice e eu -, uma batalha que fazemos aqui em busca de recursos e, principalmente, Senadora Lídice, é uma parceria com o Governo do Estado para promover a reestruturação de toda a mobilidade urbana da região metropolitana da cidade do Salvador, e, consequentemente, um transporte que servirá a todo o povo baiano, e uma reestruturação.
Portanto, está de parabéns o nosso Governador, a Presidenta Dilma por essa importante iniciativa de investimento, que deve ultrapassar a casa dos R$4 bilhões.
Espero, Senador Inácio, que a gente possa comprar uns vagões lá na fábrica na cidade de Barbalha, no Ceará, que já fabrica os vagões. Portanto, a gente já tem a oportunidade de experimentar, na Bahia, os vagões fabricados no Ceará, para que os baianos tenham uma boa mobilidade.