Discussão durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao Substitutivo da Câmara ao PLS n. 98/2002-Complementar.

Autor
Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao Substitutivo da Câmara ao PLS n. 98/2002-Complementar.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2013 - Página 72468

            O SR. JADER BARBALHO (Bloco Maioria/PMDB - PA. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, eu gostaria de dar o meu testemunho, inclusive pelo fato de ter tido o privilégio e a honra de governar por duas vezes o meu Estado. Quero, nesta oportunidade, dizer da minha solidariedade à aprovação desse projeto.

            Quero dizer a V. Exª que me recordo bem de Municípios criados na Transamazônica, de vilas e distritos que foram transformados em Municípios, em que a sede do Município ficava no arquipélago de Marajó. A sede do Município ficava no Município de Portel. Para que alguém conseguisse chegar a um cartório de registro de nascimento ou a um cartório imobiliário, teria de praticamente dar a volta ao mundo para chegar à sede do Município.

            Então, quem conhece este País, principalmente quem conhece a Região Norte e o Centro-Oeste deste País, tem a exata dimensão da necessidade da criação de novos Municípios.

            Quero dizer mais, Sr. Presidente. Quero dar meu testemunho de que, nesses Municípios que foram criados, as populações passaram a ter melhor assistência. Por isso mesmo, eu não gostaria que, nesta oportunidade, fosse encerrado o debate em torno desse assunto sem que eu desse o meu testemunho da necessidade disso para o atendimento dessas populações, que precisam da presença do Poder Público neste País de dimensão continental.

            O meu voto será favorável, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2013 - Página 72468