Pela ordem durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2013 - Página 72534

            O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Maioria/PMDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Senador Jorge Viana, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quero cumprimentar todos.

            Creio que o Senado da República deu cumprimento, hoje, a uma medida ousada, corajosa, da nossa Presidenta Dilma, que enfrentou um dos grandes desafios do Brasil com o Programa Mais Médicos.

            É claro que nós não temos a intenção de dizer que esse programa resolve todos os problemas da saúde do Brasil, mas, sem dúvida nenhuma, Sr. Presidente, nós, que somos da Amazônia, sabemos o quanto é importante para um Município a presença de um médico. Lamentavelmente, muitas vezes não conseguíamos levar um médico sequer para o atendimento das ações básicas de saúde porque a demanda era maior do que a oferta, e os médicos não chegavam até àqueles Municípios.

            Portanto, quero cumprimentar as Srªs e os Srs. Senadores pela aprovação do PLV que resolve o Programa Mais Médicos. Quero cumprimentar a Presidente Dilma pela coragem, pela ousadia. Quero cumprimentar o Ministro Padilha, que trabalhou intensamente com os Senadores e com as Senadoras para que nós pudéssemos chegar a contento.

            Cumprimentar todos, enfim, porque damos neste momento uma resposta importante, Sr. Presidente.

            A partir da publicação deste PLV, o Ministério da Saúde poderá conceder as autorizações para que as centenas de médicos, os milhares de médicos já espalhados pelo Programa Mais Médicos pelo Brasil e que até agora não estão atendendo a população mais necessitada, mais carente, mais excluída de atenção médica, porque não tinham o registro do CRM. Com a decisão do Senado da República, do Congresso Nacional, com a sanção da Senhora Presidenta, o Ministério da Saúde poderá conceder essas autorizações, e assim o fazendo, nós teremos imediatamente os médicos atendendo a nossa população e aqueles que mais precisam.

            Portanto, saúdo e cumprimento o Senado da República por esta importante votação no dia de hoje, mais uma vez cumprimentando o Governo Federal pela coragem e pela ousadia da iniciativa, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2013 - Página 72534