Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Kátia Abreu (PSD - Partido Social Democrático/TO)
Nome completo: Kátia Regina de Abreu
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2013 - Página 72535

            A SRª KÁTIA ABREU (Bloco Maioria/PSD - TO. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

            Eu gostaria de cumprimentar também o Senado Federal por essa votação extraordinária e o Governo pela emissão da matéria. O Tocantins foi o Estado pioneiro do Brasil, em 1995 e 1996, a receber os médicos cubanos. Quase 80 médicos cubanos moraram no Tocantins por muitos anos. Nós tivemos uma alegria muito grande com a sua presença no Estado. As cidades mais distantes, as menores cidades, os cubanos atendiam à nossa solicitação e trabalhavam nessas pequenas cidades. Hoje, estamos comemorando essa grande possibilidade, essa possibilidade real de podermos receber médicos. Claro que temos de reconhecer a falta de planejamento, de não nos termos precavido, de não termos médicos formados suficientes para atender a todo o Brasil, mais de cinco mil Municípios, e nós sabemos que aqueles que ficam mais distantes, longe dos grandes centros, sempre ficaram à mercê, com a ausência nos postos de saúde, na saúde da família, na prevenção das doenças, sem a presença de uma figura tão importante como o médico para o nosso País e para o cidadão.

            Portanto, quero parabenizar todo o Congresso e o Governo Federal por essa medida que esperávamos há anos, a autorização definitiva para que médicos venham. Outros profissionais também. Há espaço para todos. Não há intenção de causar prejuízo a nenhuma profissão brasileira; muito ao contrário, de valorizar os profissionais do Brasil. Mas, acima dos profissionais, nós temos que pensar nas pessoas mais simples, mais humildes, que dependem do SUS, que moram no interior do Brasil, que não têm acesso aos grandes centros, aos grandes hospitais, aos melhores médicos especialistas, mas que precisam da presença de um médico no seu Município, na sua cidade.

            Eu quero dizer, Sr. Presidente, que tenho certeza absoluta de que o Brasil inteiro, principalmente as pessoas mais pobres, as dependentes do SUS, estão aplaudindo o Congresso Nacional no dia de hoje.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2013 - Página 72535