Pela Liderança durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Governo Federal; e outros assuntos.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. CORRUPÇÃO.:
  • Críticas ao Governo Federal; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2013 - Página 90454
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. CORRUPÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, NOTICIA FALSA, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), BRASIL, APRESENTAÇÃO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), CONTRADIÇÃO, PRONUNCIAMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • CRITICA, SITUAÇÃO, IMPUNIDADE, PRIVILEGIO, CONDENADO, CORRUPÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA, JOSE GENOINO, EX-DEPUTADO, JOSE DIRCEU, EX MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero falar ao meu País, quero falar à minha querida terra, onde nasci, terra de Nossa Senhora de Nazaré, o meu querido Pará.

            Sr. Presidente, ao ler os jornais, no dia de hoje, fiquei bastante preocupado. Aliás, venho eu, sistematicamente, a esta tribuna comentar o que vou falar hoje: a minha preocupação com o meu querido Brasil, com a minha querida Pátria. O que se vê hoje no Brasil é um desgaste geral dos Poderes. É o que se vê hoje no Brasil. E a sensação que temos é a de um país largado, de um país cheio de corrupção, de um país onde tentam encobrir dos brasileiros os fatos reais da economia, um fato muito grave.

            Hoje, o IBGE desmente a Presidenta Dilma. Como é que podemos ter uma Presidenta que costumeiramente mente? O PT - já falei inúmeras vezes aqui - mente ao longo de seu nascimento; mais uma vez, a Presidenta da República mentiu. Quer ela, agora, no seu disfarce costumeiro, dizer que foi culpa do Ministro Mantega. São duas pessoas em quem infelizmente a Pátria não pode mais confiar. A Presidenta anunciou o PIB brasileiro de 2012 como se tivesse crescido em 1,5%. Mentiu! Não cresceu 1,5%! O IBGE acaba de dizer que não é verdade, que aqueles que anunciaram um PIB de 1,5% mentiram, e o IBGE mostra que o PIB de 2012 cresceu apenas um percentual.

            Hoje, o Correio Braziliense - a TV Senado não sei se está aqui ou ali - mostra que estamos a um passo da recessão. O Correio Braziliense comenta exatamente aquilo que sempre falei aqui, Senador Petecão: que a economia brasileira estava quebrada. Agora, além da indústria, quebrou o setor agropecuário e quebrou aquilo que é tão importante para os nossos trabalhadores, que é a agricultura.

            A indústria já tinha caído assustadoramente, agora cai em dois setores importantes da economia: o setor agropecuário e a agricultura brasileira. O PIB recuou; nos últimos três meses, o PIB recuou, e um recuo substancial.

            O que é o PIB? PIB é aquilo que se produz dentro do País.

            Calculem, calculem um país entre quase todos do mundo - e aqui posso citar alguns: a Coreia do Sul, crescendo com 1,1; o México, com 0,8; Reino Unido, com 0,8; Estados Unidos, com 0,7; o Japão -, tantos outros países deste mundo crescendo, e o Brasil recuando no seu crescimento.

            Brasileiros e brasileiras, é hora de se dar um basta! O Governo brasileiro está perdido! O Governo brasileiro perde a sua honra e a sua moral com o escândalo do mensalão!

            Os brasileiros produtores, investidores não acreditam mais neste País! E, quando esses começam a cair na descrença, a economia começa a ser abalada pela recessão.

            Estamos à beira de uma recessão, povo brasileiro! A economia brasileira quebrada! Um País desorganizado! Um País que não põe a sua moralidade contra a corrupção! Neste País, quem é afiliado ao Partido dos Trabalhadores pode roubar à vontade! Não vai preso! Não vai preso! Não vai preso!

            Que prisão é essa do Genoino e do José Dirceu? Que prisão é essa? Quantos, quantos ainda precisam ir para a cadeia? Quantos? Agora virou moda punir alguém por crime, e eles continuarem no Parlamento.

            Iam votar ontem a cassação do José Genoino. Pasmem, senhoras e senhores! Não tem que votar nada! Se o cara é acusado ...

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... de um crime, automaticamente ele perde o seu mandato, em qualquer país do mundo. Mas o Zé Genoíno é afiliado do PT! Eu queria ... Meu Deus do céu, minha Nossa Senhora de Nazaré, não faça isso comigo! Eu disse eu queria... Eu ia cometer uma grande gafe agora, mas eu segurei.

            Mas vejam bem: se um preso tem o direito que o José Genoíno e o José Dirceu têm, é bom demais roubar! O Zé Dirceu não vai passar em prisão fechada nem um mês. Vai para a sua casa escrever um livro e vai ficar rico!

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Vai para sua casa e vai ficar rico o Genoíno!

            Que Nossa Senhora me perdoe, não sei se ele está doente mesmo. Mas vai ficar nessa lenga-lenga, lenga-lenga, lenga-lenga, e nada vai acontecer.

            Imaginem, brasileiros e brasileiras, quem viu a TV Globo ontem, o Jornal Nacional, o hotel em que o José Dirceu ia ganhar R$20 mil por mês, não se sabe nem quem é o dono, é uma lavagem de dinheiro, Senador Pedro Simon! A TV foi ao Panamá falar com o dono do hotel; chegou a uma cerca, o cara estava lá trabalhando, tipo numa horta, um trabalhador comum.

(Soa a campainha.)

            O SR. MARIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - E ele disse: “Me colocam de vez em quando nisso, mas eu não sei nem o que é.” É o dono do hotel onde o José Dirceu vai ser o gerente.

            Ora, se a prisão é para corrigir, como é que vão colocar o Zé Dirceu no hotel que é de um grupo de bandidos? Aí o homem vai ficar especializado!

            Meu Deus do céu, como está a nossa Pátria! Ó Pátria querida! E tudo isso atinge o meu Estado. Quando o PIB despenca, o Fundo de Participação do meu Estado cai.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Já vou descer, Presidente.

            Quando o Produto Interno Bruto - aquilo que se produz no País - cai, aquilo que o Governo Federal manda para os Estados diminui. Isso abala a saúde, abala a educação, abala a segurança, abala tudo. Os Municípios sofrem, os prefeitos sofrem. As populações mantidas pelas prefeituras sofrem. E o País não tem a mínima esperança, a mínima, de poder se recuperar.

            O Mantega está careca de mentir. Careca! Nós precisamos dizer a todos, isto o Brasil precisa dizer a todos, repetir milhões...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... de vezes: o PT mente. O PT mente. O PT mente descaradamente.

            Mais uma vez, Presidenta, das vezes que vier aqui, eu tenho que dizer a verdade: Vossa Excelência novamente mentiu para a Nação. Isso é um crime, Presidenta, um crime. Se Vossa Excelência não mantivesse uma postura de ditadora, de mandar nos Parlamentos, Vossa Excelência seria denunciada por crime de mentir à Nação.

            Vossa Excelência mente para a Nação brasileira. O PT mente para o Brasil, e não é de hoje, é de muito tempo, Sr. Presidente.

            Eu desço desta tribuna, lamentando, mais uma vez, que o País inteiro esteja preocupado...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... com a recessão (Fora do microfone.) que está próxima de acontecer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2013 - Página 90454