Pela ordem durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento à Comissão de Assuntos Econômicos pela aprovação de autorização de empréstimo do Banco Mundial ao Estado do Acre.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), DIVIDA PUBLICA.:
  • Agradecimento à Comissão de Assuntos Econômicos pela aprovação de autorização de empréstimo do Banco Mundial ao Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 05/12/2013 - Página 90466
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), DIVIDA PUBLICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, COORDENADORIA DE ASSUNTOS ECONOMICOS (CAE), MOTIVO, APROVAÇÃO, BANCO MUNDIAL, EMPRESTIMO, ESTADO DO ACRE (AC), OBJETIVO, INVESTIMENTO, DESENVOLVIMENTO, MELHORIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, POPULAÇÃO.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente Jorge Viana, quero aproveitar este momento para fazer um agradecimento especial a todos os Senadores que deram um quórum hoje muito qualificado, numa reunião extraordinária da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), concluindo uma batalha tremenda iniciada por V. Exª nos últimos dois dias, depois de um grande trabalho, de quatro, cinco meses, realizado pelo Governo do Estado do Acre, pelo Governador Tião Viana, pelo nosso Secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, e por tantas outras pessoas que estiveram envolvidas.

            Depois, também, ressalto o fato de termos conseguido provar a saúde financeira e o equilíbrio fiscal, as condições, que são requisitos indispensáveis para que o Banco Central possa autorizar um Estado a contrair um financiamento de tal magnitude.

            Assim, o fato de o Estado do Acre estar, hoje, recebendo uma autorização do Senado da República Federativa do Brasil para contrair, junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - o Banco Mundial -, um empréstimo no valor de US$250 milhões é uma prova inequívoca de que o Acre tem cumprido com a sua tarefa no sentido de manter o equilíbrio fiscal. E isso lhe dá as condições de obter esse financiamento autorizado pelo Governo Federal e tendo o Governo Federal como principal avalista.

            Então, aproveito este momento para fazer um agradecimento especial a todos os Senadores que estiveram conosco na Comissão de Assuntos Econômicos, ainda hoje pela manhã, e aproveito também o momento para agradecer a todos os líderes, ao Senador Romero Jucá, aqui presente, à Senadora Ana Amélia, ao Senador Eduardo Braga e a todos os líderes que puderam somar conosco nesse esforço para a aprovação dessa matéria de fundamental importância para a continuidade do processo de desenvolvimento administrativo do nosso Estado do Acre.

            O Governador Tião Viana está de parabéns também por todo o esforço empreendido.

            Fica aqui a contribuição do Senado da República Federativa do Brasil ao Estado do Acre, que é um Estado pobre, um Estado dependente dos recursos da União, dependente dessas operações financeiras, para promover seu processo de desenvolvimento econômico sustentável. Ficam, pois, aqui, os meus cumprimentos e este registro de felicidade por termos, hoje, cumprido plenamente a nossa missão de representantes dessa Unidade da Federação, porque esta Casa, o Senado Federal, é a casa do equilíbrio entre as unidades da Federação brasileira.

            Hoje, nós, Senadores representantes do Estado do Acre, estamos cumprindo com nossa obrigação e permitindo que o Estado do Acre tenha essa autorização para contrair esse empréstimo de US$250 milhões junto ao Banco Mundial, para aprofundar seu projeto de desenvolvimento e, principalmente, para aperfeiçoar sua estrutura administrativa, para melhor servir, para prestar um serviço de melhor qualidade ao povo do Acre.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/12/2013 - Página 90466