Pronunciamento de Eduardo Braga em 04/12/2013
Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração da aprovação de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento ao Programa de Saneamento Ambiental dos Igarapés em Maués-AM.
- Autor
- Eduardo Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Comemoração da aprovação de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento ao Programa de Saneamento Ambiental dos Igarapés em Maués-AM.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/12/2013 - Página 90466
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, APROVAÇÃO, SENADO, EMPRESTIMO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), PROGRAMA, SANEAMENTO AMBIENTAL, MUNICIPIO, MAUES (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Maioria/PMDB - AM. Sem revisão do orador.) - Senador Jorge Viana, em primeiro lugar, quero cumprimentar o Estado do Acre. Este é um momento de alegria para o povo acriano. São recursos absolutamente importantes para a capacidade de investimento em um Estado como o Acre. Portanto, está de parabéns o Governando do Acre, está de parabéns o povo do Acre e toda a Bancada acriana, que aqui se mobilizou para que houvesse quórum na Comissão de Assuntos Econômicos no dia de hoje.
Mas, Sr. Presidente, quero também aqui cumprimentar o Estado do Amazonas e, em especial, o Município de Maués, porque, ontem, no plenário do Senado, foi aprovado empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento no valor de US$24 milhões para o Programa de Saneamento Ambiental dos Igarapés em Maués. É um projeto importante, Sr. Presidente, porque é o primeiro projeto de saneamento de igarapés no interior do Estado do Amazonas, em uma política já bem-sucedida na capital, o Prosamim. Esse é, inclusive, um compromisso de 2010, um compromisso nosso e do próprio Governador Omar Aziz. Em caminhada pelo interior do Estado do Amazonas, escolhemos, não por acaso, o Município de Maués como projeto piloto dessa interiorização.
Veja, Sr. Presidente, que, de 2010 para cá, foi uma longa caminhada. Foram vários os momentos de desafio, mas avançamos no dia de ontem, na Comissão de Assuntos Econômicos.
Quero agradecer ao Líder Pimentel, que, a nosso pedido, relatou essa matéria na Comissão de Assuntos Econômicos. Quero agradecer ao Presidente Senador Lindbergh Farias, que pautou isso de maneira muito especial. E quero agradecer também pelo engajamento a todos os Senadores do Amazonas nesse processo, como o Senador Alfredo Nascimento e a Senadora Vanessa Grazziotin.
Faço este destaque no dia de hoje, Sr. Presidente, porque, depois de tanto trabalho, exatamente no dia de ontem, eu estive acometido de uma virose. Não pude estar presente ontem no Senado e não votei no dia de ontem, no plenário, em que pesem todos os meus esforços.
Portanto, quero aqui registrar meu aplauso ao povo de Maués; ao Prefeito de Maués, Pe. Carlos; ao Governador Omar e a todos os Senadores da Bancada do Amazonas, que, aqui, de forma solidária, trabalharam pela aprovação desse importante empréstimo do Prosamim ao Município de Maués, através do Governo do Estado do Amazonas.
Eu quero também aproveitar, mais uma vez, para dizer que esse projeto é um projeto amplo com o Banco Interamericano. Quero destacar a atenção especial que o Banco Interamericano dá a esse projeto tão importante, conhecido como Prosamim, no Estado do Amazonas, e parabenizo-o por isso. Na cidade de Manaus, mais de 40km de igarapés, neste momento, estão sofrendo obras de melhoramento, e mais de 30 mil famílias estão sendo impactadas. Portanto, quase 300 mil pessoas estão sendo impactadas no Estado do Amazonas.
Quero, mais uma vez, cumprimentar o Senado e agradecer aos Srs. Senadores e ao Presidente Renan, que, ontem, de forma célere, encaminhou essa questão do Prosamim de Maués neste plenário, Sr. Presidente.