Pronunciamento de Jorge Viana em 04/12/2013
Pela ordem durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Agradecimento à Comissão de Assuntos Econômicos pela aprovação de autorização de empréstimo do Banco Mundial ao Estado do Acre; e outro assunto.
- Autor
- Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
ESTADO DO ACRE (AC), DIVIDA PUBLICA.
CONCESSÃO HONORIFICA.:
- Agradecimento à Comissão de Assuntos Econômicos pela aprovação de autorização de empréstimo do Banco Mundial ao Estado do Acre; e outro assunto.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/12/2013 - Página 90468
- Assunto
- Outros > ESTADO DO ACRE (AC), DIVIDA PUBLICA. CONCESSÃO HONORIFICA.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, APROVAÇÃO, EMPRESTIMO, ESTADO DO ACRE (AC).
- CONGRATULAÇÕES, GRUPO, FUNDAÇÃO, TECNOLOGIA, ESTADO DO ACRE (AC), RECEBIMENTO, PREMIO, MOTIVO, ATUAÇÃO, FABRICA, CRIAÇÃO, PRESERVATIVO, REGIÃO.
O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de cumprimentar o Senador José Pimentel, nosso Relator, que está ali.
Eu queria lhe agradecer, Senador. Eu queria cumprimentar o Relator e lhe agradecer pelo empenho nesse projeto. Em nome do Governador do Acre, Tião Viana, e em nome de todo o povo acriano, quero cumprimentar nosso Líder no Congresso, Senador José Pimentel, pela relatoria.
Quero agradecer ao Senador Lindbergh, Presidente da CAE; aos colegas da CAE; aos colegas em plenário; aos Líderes da Casa.
Quero dizer que é, com satisfação, que estamos vendo um entendimento de Líderes para se dar tratamento diferenciado para matérias como essa, que vem com a chancela da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, do Banco Central. Esses temas são colocados em apreciação nas Comissões que com eles lidam e que os analisam.
No plenário, aproveitando ainda esses dias que nos separam do recesso, o Senado também criou um procedimento que dá um tratamento diferenciado, assim como foi dado para o caso do Acre.
O Governador Tião Viana, ex-Senador, falou comigo ainda há pouco. Ele nos ajudou na época em que eu era Governador, assim como o Governador Binho. Agora, ele pede que eu faça esse agradecimento. E, certamente, ele agradecerá, em visita ao Senado e por escrito, a todos os colegas Senadores, por nos terem ajudado a viabilizar um programa que vai ajudar o povo do Acre.
Está aqui o Secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, que tanto se dedicou ao tema, bem como toda a equipe do Governo.
Esse é um projeto que vai ampliar a inclusão social no Acre, que vai modernizar o Estado do Acre, que vai criar condição para que nossa economia se fortaleça. E é dentro desse espírito que, com muito trabalho e com muito sacrifício, nós alcançamos a possibilidade de tirar o Acre da situação de um Estado sem crédito, de um Estado devedor, para a situação de um Estado com crédito, com bons projetos e, agora, com a implantação de bons projetos.
Então, faço esse registro.
Eu queria também, Sr. Presidente, aproveitar para parabenizar toda a equipe da Funtac, que é o meu órgão de origem, de onde sou funcionário. Saúdo todos os dirigentes, na pessoa da Dirley, e toda a equipe da Natex, que é a nossa fábrica de preservativos. Quero agradecer ao Governo Federal por essa parceria. Nós implantamos uma fábrica de preservativos em Xapuri, que produz mais de cem milhões de preservativos por ano, trabalha com 700 famílias de extrativistas e emprega mais de 170 pessoas.
Hoje, para nossa boa surpresa, o Acre, que está de parabéns, ganhou no Palácio do Planalto um prêmio que foi anunciado pela Finep. Eu queria agradecer o apoio da Finep. Foi anunciado que esse projeto na área de inovação e de tecnologia social, o projeto da Natex, da fábrica de preservativos do Acre, que foi construído quando eu era Governador, com o apoio do então Senador Tião Viana - Gilberto Siqueira, que era o Secretário de Planejamento, cumpriu um papel fundamental, e o Ministério da Saúde bem como o Governo Federal ajudaram -, ganhou o Prêmio Finep em Tecnologia Social.
Então, o Acre está de parabéns duplamente hoje.
E eu faço este registro, aqui no Senado, primeiro, agradecendo o apoio para esse crédito de US$250 milhões - mais de R$500 milhões -, e, segundo, pelo prêmio que a Natex/Funtac ganhou hoje, no Palácio do Planalto, como o melhor projeto de tecnologia social do Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.