Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais, do projeto que cria a obrigatoriedade da presença de odontologista nas UTIs, Semi-UTIs e nos setores de pacientes crônicos.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Satisfação com a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais, do projeto que cria a obrigatoriedade da presença de odontologista nas UTIs, Semi-UTIs e nos setores de pacientes crônicos.
Publicação
Publicação no DANC de 05/12/2013 - Página 90469
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), PROJETO, CRIAÇÃO, OBRIGATORIEDADE, PRESENÇA, CATEGORIA PROFISSIONAL, ODONTOLOGIA, SETOR, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI), HOSPITAL.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco Maioria/PV - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero fazer o registro, na tarde de hoje, aqui neste plenário, da aprovação hoje pela manhã, na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) - e quero parabenizar o Presidente, Senador Moka, que conduziu o processo de votação e aprovação - de um projeto que cria a obrigatoriedade da presença de um profissional de odontologia nas UTIs, Semi-UTIs e nos setores de pacientes crônicos. Eu acho que esse projeto de grande alcance social, de extrema importância, de grande modernidade, vai ao encontro do que existe de mais moderno na assistência terapêutica aos pacientes críticos.

            Esse projeto teve como Relator o Senador Sérgio Souza, que fez uma relatoria brilhante, que ressaltou e deu ênfase à importância desse profissional.

            Sem sombra de dúvidas, é um avanço na assistência ao paciente crítico, ao paciente que, muitas vezes, não tem condição de verbalizar o que está sentindo. E todos nós sabemos que o profissional dessa natureza, nas unidades de terapia intensiva, nas unidades semi-intensivas, nos setores que trabalham e lidam com pacientes crônicos, é extremamente importante.

            Isso vai minimizar o tempo de permanência, vai diminuir a mortalidade desses pacientes e, seguramente, vai unificar, vai trazer isonomia à terapia dos pacientes graves em relação às unidades privadas, aos hospitais privados. Ou seja, os pacientes do SUS terão os mesmos direitos e os mesmos acompanhamentos que os pacientes da assistência suplementar e os pacientes privados têm em hospitais da rede privada.

            Portanto, eu quero externar a minha satisfação, a minha alegria por ver essa matéria aprovada. Eu sou um defensor fervoroso da presença desse profissional nas unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.

            Quero parabenizar o Relator Sérgio Souza e o Senador Moka, Presidente da Comissão de Assuntos Sociais.

            Era só isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DANC de 05/12/2013 - Página 90469