Fala da Presidência durante a 205ª Sessão Especial, no Senado Federal

Discurso de abertura da sessão de boas vindas dos ganhadores do Programa Jovem Senador.

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO, EDUCAÇÃO.:
  • Discurso de abertura da sessão de boas vindas dos ganhadores do Programa Jovem Senador.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2013 - Página 82767
Assunto
Outros > SENADO, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ABERTURA, CERIMONIA, ENTREGA, DIPLOMA, GANHADOR, PROGRAMA, REDAÇÃO, SENADO, OBJETIVO, INCLUSÃO, JUVENTUDE, ATIVIDADE, LEGISLATIVO.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Davim. Bloco Maioria/PV-RN) - Bom dia a todos.

            Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

            Há número regimental. Declaro aberta a sessão do Programa Jovem Senador.

            A presente sessão destina-se à posse dos jovens Senadores e à eleição e posse do Presidente, Vice-Presidente e Secretários do Programa Jovem Senador 2013.

            Convido a Senadora Eunice Michilles para tomar assento à Mesa, ela que foi a primeira Senadora da República. Portanto, gostaria de homenagear, com uma salva de palmas, a primeira Senadora do Brasil. (Palmas.)

            Convido a Senadora Ana Rita, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que está secretariando esta sessão solene.

            Registro a presença das autoridades presentes a esta sessão: Prefeito do Município de Marema, Santa Catarina, Exmo Sr. Valdomiro Beviláqua; Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Marema, Exmo Sr. Vereador Valdair Chitolina; Secretário de Educação do Acre, Sr. Daniel Queiroz Santana; Secretária-Executiva do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Srª Nilce Rosa da Costa; Coordenador da Assist Card, parceiro do Programa Jovem Senador 2013, Sr. Alexandre Valotto; Coordenadores Estaduais do Jovem Senador: Vera Lúcia Pires, da Secretaria Estadual de Educação do Acre; Rosineide Machado Urtiga, da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas; Márcia Rodrigues Cavalcanti da Silva, da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco; Ricardo Addeo, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; Négile Dorneles Melo, da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão; Adilson Batista, da Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Rômulo Augusto, da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

            Senhores e Senhoras, familiares, parentes e acompanhantes dos Jovens Senadores, também aqui presentes a esta sessão, Senadora Ana Rita, Senadora Eunice Michilles, Srs. Jovens Senadores e Senadoras, autoridades já citadas, pelo segundo ano, tenho a honra e a satisfação de presidir a Comissão deste venturoso Programa Jovem Senador.

            Confesso a vocês que, no primeiro contato que tive com o projeto, encantei-me com a iniciativa por inteiro. Acho que esse projeto tem um longo alcance social e é, sobretudo, pedagógico, pois contempla aprendizado de lado a lado, aprendizado de mão dupla. Vocês conhecem e aprendem o funcionamento da mais alta Casa Legislativa do Brasil. Vocês discutem, vocês propõem, vocês votam e deixam aqui projetos que passarão pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e que, em sendo aprovados, tramitarão como matérias originárias do Senado. Vocês deixam, pois, de fato, algo concreto.

            E o fato de vocês estarem aqui já é, sem sombra de dúvida, uma grande vitória na vida de cada um de vocês. A vida da gente é intercalada com vitórias, conquistas, momentos inesquecíveis. Eu tenho a mais absoluta certeza de que o momento que vocês estão vivenciando hoje ficará marcado de forma indelével na memória e no coração de todos.

            Vocês concorreram com milhares de outros jovens que, como vocês, acalentavam - e ainda acalentam - o sonho de estar aqui participando, debatendo, discutindo, tentando dar uma contribuição na construção desta sociedade tão plural que é a sociedade brasileira, neste momento em que nós vivemos, nessa busca incessante, angustiante e buliçosa da alma dos jovens no sentido de ver um mundo melhor, uma sociedade mais justa, mais igualitária, enfim, aquela vontade que todo jovem tem de participar efetivamente no dia a dia do Município, do Estado, do Brasil. E são poucos os que chegam aqui. São privilegiados os que chegam aqui; mas, sobretudo, são pessoas diferenciadas, são talentos como vocês que conseguem transpor os obstáculos naturais de quaisquer que sejam as disputas, principalmente uma disputa nacional, um concurso nacional em que se observa e se realça o talento, a capacidade e, sobretudo, a sensibilidade social que vocês colocaram e que, por isso mesmo, venceram o concurso nacional do Jovem Senador.

            E aqui vocês estão. Vocês têm uma oportunidade ímpar. Vocês têm o que quase ninguém no Brasil tem: a oportunidade de sentar nestas cadeiras, de discutir durante esses dias problemas que afligem a juventude no Brasil. E vocês têm a oportunidade única de encaminhar soluções, propor projetos, conhecer e debater com profundidade alguns temas. Quem sabe a solução desses problemas que serão discutidos por todos vocês poderá surgir desse debate, e as propostas, encaminhadas pelo Senado Jovem.

            Quero dar-lhes as boas-vindas e parabenizá-los. Sei que aqui há a representação da juventude do Brasil de todos os Estados; jovens que vieram lá do interior dos seus Estados, vivendo realidades díspares, realidades diferentes da dos grandes centros, mas que, nem por isso, tiveram dificuldade em externar o sentimento, em externar a preocupação, e, seguramente, terão capacidade também de encaminhar as soluções para os problemas aqui levantados.

            Parabéns a todos vocês! Que a estada de vocês no Senado Federal, como Senadores Jovens, seja frutífera, pró-ativa, uma estada em que haja aprendizado. Aproveitem bem este momento! Este momento ficará marcado na vida de cada um. Parabéns a todos vocês! Bom proveito, e que façam um belo mandato nestes dias de Senadores Jovens do Brasil.

            Eu gostaria de registrar a presença do Jovem Senador de 2012, ano passado, Edson Dionísio, de Sergipe, que está aqui prestigiando a sessão de instalação e prestigiando todos vocês.

            Convido a Senadora Ana Rita para fazer a chamada nominal dos Jovens Senadores para que recebam os seus diplomas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2013 - Página 82767