Fala da Presidência durante a 205ª Sessão Especial, no Senado Federal

Discurso de homenagem à Polícia Militar de Goiás pelos seus 155 anos de existência e registro da história da instituição.

Autor
Wilder Morais (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Wilder Pedro de Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Discurso de homenagem à Polícia Militar de Goiás pelos seus 155 anos de existência e registro da história da instituição.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2013 - Página 82804
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, RECEBIMENTO, COMENDA, POLICIA MILITAR, ESTADO DE GOIAS (GO), HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, POLICIA, REGIÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Wilder Morais. Bloco Minoria/DEM - GO) - Agradeço pela honraria. Sei o que representa a Medalha do Mérito Tiradentes Grã-Cruz. Comprometo-me sempre a representar a Polícia Militar do meu Estado, o Estado de Goiás.

            Agradeço ao Coronel Victor Dragalzew.

            Agora, eu também gostaria de proferir algumas palavras sobre a Polícia Militar de Goiás.

            Bom dia a todos!

            Eu gostaria de cumprimentar o Secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita; o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel Sílvio Benedito Alves, e, em sua pessoa, todos os coronéis e tenentes-coronéis aqui presentes; o Vereador Deivison Costa, aqui representando a Câmara Municipal de Goiânia; os estudantes do Colégio Militar de Goiás, futuros militares aqui presentes; o Prefeito de Hidrolândia, o Paulinho, que nos honra com sua presença, que atendeu ao nosso convite.

            Cumprimento, em especial, a minha mãe, que veio de Goiânia para participar desta sessão.

            Obrigado pela presença, minha mãe, Maria Angélica de Morais.

            E cumprimento meu irmão, que é Prefeito da cidade de Taquaral, o Ziro, que está aqui também.

            Ziro, obrigado pela presença.

            Quero cumprimentar todos os presentes aqui.

            Parabenizo a Banda Militar que hoje tão bem executou o Hino Nacional no Senado.

            Saúdo as demais autoridades presentes, a imprensa, todos os colaboradores do meu gabinete.

            Secretário e Comandante Geral da Polícia Militar, hoje é um dia muito especial para mim e para todo o Estado de Goiás. Tive a honra de ser o Senador que propôs a realização desta sessão solene, que tem por objetivo reconhecer os esforços de todos os integrantes da Polícia Militar de Goiás.

            Tenho a certeza de que também é um dia feliz para todo o Estado, que é protegido, há mais de 155 anos, por uma Polícia Militar comprometida com o bem-estar da população.

            A Polícia Militar de Goiás tem uma bela história, que começou em 1858, com o objetivo de manter a paz e a tranquilidade da nossa capital, à época Vila Boa. Em 1865, com pouco mais de sete anos de existência, a nossa Polícia Militar desempenhou um papel importante para a soberania do Brasil, pois, quando o Estado de Mato Grosso foi invadido pelo Paraguai, foi a PM de Goiás que assumiu a responsabilidade da logística do Exército na batalha no Rio Coxim e também no sul e no norte do Mato Grosso. A ação da PM de Goiás ajudou o Brasil a vencer aquela guerra e a manter a soberania.

            Com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, os Estados brasileiros passaram a usufruir de uma maior autonomia, e, consequentemente, as Polícias tiveram de se moldar às necessidades impostas pelo regime.

            A nossa Constituição diz que a segurança pública é um dever do Estado e um direito de todos, e é bom ver que, em Goiás, a nossa Polícia Militar se esforça, dia após dia, para garantir segurança para toda a sociedade, pois o desenvolvimento social, a geração de novos empregos e a atração de investimentos só acontecem em um ambiente de estabilidade social. Sem a Polícia Militar, esse ambiente não existiria. A Polícia Militar do Estado de Goiás garantiu e garante o ambiente de segurança que foi importante para que Goiás fosse o Estado que, proporcionalmente, mais atraiu investimentos privados no País nos últimos tempos, gerando mais emprego, renda e inclusão social.

            Por isso, quero saudar cada policial militar do Estado de Goiás e do Brasil, que superam as dificuldades do cotidiano, que trabalham além do que a letra da lei exige, que colocam em risco suas vidas próprias em prol da paz social.

            Vocês, policiais militares, são os verdadeiros heróis. Por tudo isso, ficam aqui meus mais sinceros elogios e o reconhecimento ao trabalho de cada um de vocês.

            Neste dia tão importante, Coronel Sílvio, apresento um projeto de lei para regulamentar a bonificação recebida pelos policiais militares que apreendem armas ilegais. Essa é a minha contribuição para atender a uma demanda da categoria e para mostrar que meu mandato de Senador está comprometido com a agenda da Polícia Militar.

            Façam de mim um bom soldado. Quero ser o Senador que mais trabalha para a valorização da Polícia Militar.

            Vida longa à Polícia Militar, que faz de Goiás um bom Estado para se viver!

            Muito obrigado a todos. (Palmas.)

            Antes de encerrar a sessão, eu gostaria de cumprimentar a Jovem Senadora de 2013 representante do Estado de Goiás, Beatriz Vitalino Borges Pereira, que está aqui presente.

            Obrigado pela sua presença.

            Cumprimento também o Assessor Militar representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o Tenente-Coronel Willian Pereira da Silva.

            Obrigado pela presença.

            Cumprimento ainda o nosso assessor parlamentar Alessandri, a quem agradeço a presença. Foi quem conduziu todo este evento, junto com minha assessoria do Senado.

            Agradeço a todos pela presença.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2013 - Página 82804