Pronunciamento de Renan Calheiros em 06/11/2013
Fala da Presidência durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Resposta à questão de ordem suscitada pelo senador Antonio Carlos Caladares, referente à votação simbólica pelos líderes com base no art. 293 do Regimento Interno.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Resposta à questão de ordem suscitada pelo senador Antonio Carlos Caladares, referente à votação simbólica pelos líderes com base no art. 293 do Regimento Interno.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/11/2013 - Página 79639
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, ANTONIO CARLOS VALADARES, SENADOR, CORREÇÃO, PROCESSO, VOTAÇÃO, LIDER, VERIFICAÇÃO DE VOTAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Com a concordância do Senador Randolfe, do Senador José Agripino e do Senador Pedro Taques, eu queria conceder a palavra ao Senador Eduardo Braga para contraditar os argumentos do Senador Cícero Lucena para nós votarmos. Podemos fazer isso?
E, em seguida, eu decidirei a questão de ordem do Senador Valadares. É o seguinte, Srs. Senadores. O art. 293 do Regimento Interno, quando trata da votação ostensiva, diz o seguinte: “o voto dos Líderes representará o dos seus liderados, permitida a declaração de voto.”.
Só para que os senhores tenham uma ideia, e também os telespectadores que estão ouvindo ou assistindo a esse debate, só os votos, na forma do Regimento, dos Senadores Eunício Oliveira, que é Líder do Bloco da Maioria Parlamentar, e do Senador Wellington Dias - o Senador Eunício Oliveira vota por 28 Srs. Senadores, na forma do Regimento, e o Senador Wellington Dias, por 24 -, e 28 com 24 são 52.
Então, não precisaria do voto de mais dois Líderes, de mais um Líder, de cinco Senadores. Só esses dois, na forma do Regimento, na votação simbólica, votam por 52 Senadores, representando os seus liderados.