Discurso durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de visita de Sª Ex. aos municípios de seu Estado, e outro assunto.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA FUNDIARIA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, POLITICA SANITARIA.:
  • Registro de visita de Sª Ex. aos municípios de seu Estado, e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2013 - Página 93608
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA FUNDIARIA, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, POLITICA SANITARIA.
Indexação
  • CONVITE, CONGRESSISTA, LOCAL, PLENARIO, MOTIVO, VOTAÇÃO NOMINAL, INDICAÇÃO, CARGO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, MYANMAR.
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, LOCAL, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PRIORIDADE, ABASTECIMENTO DE AGUA, CIDADE, CRITICA, POSSIBILIDADE, CORTE, GASTOS PUBLICOS, ABASTECIMENTO.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, ressalto que este foi um ano de muitas maratonas. Estamos chegando à reta final. Espero que, por entendimento, possamos votar o Orçamento.

            Sr. Presidente, eu queria convidar os Parlamentares de todos os partidos para que compareçam ao plenário, pois está havendo a votação nominal da mensagem que indica o Sr. Alcides Gastão Rostand Prates para o cargo de Embaixador em Myanmar.

            Eu queria também, Sr. Presidente, fazer um registro importante. Nesses dias, tive a oportunidade de visitar a parte sul do meu Estado, os Municípios de Bom Jesus, de Redenção do Gurgueia, de Gilbués, de Santa Filomena, de São Gonçalo do Gurgueia, de Barreiras, de Parnaguá, de Riacho Frio, de Cristalândia, de Corrente, de Curimatá, de Avelino Lopes e de Morro Cabeça no Tempo. Ali, entre muitas coisas que me chamaram a atenção, Sr. Presidente, apenas quero registrar que começa a chover em parte do meu Estado, e chuva, no nosso Nordeste, como ocorre em Alagoas, sempre traz alegria, pois começa a melhorar a pastagem.

            Mas quero ressaltar uma situação que me chamou muito a atenção. A Lagoa de Parnaguá, que fica naquela cidade histórica do Piauí, onde, aliás, recebi o título de cidadania no último sábado, é a quinta maior lagoa natural do Brasil. É uma lagoa que, quando está cheia, atinge 68 quilômetros de extensão em alguns pontos, com três ou quatro quilômetros de largura. Então, é uma lagoa muito grande, localizada no sul do Estado. Neste ano, essa lagoa secou! Foi triste ver o capinzal tomar conta da lagoa. O gado pastava dentro do leito seco da lagoa.

            Daqui a pouco, estaremos em uma agenda com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, com quem estamos tratando de uma solução não só para Parnaguá, mas também para Avelino Lopes, para Morro Cabeça no Tempo e para outras áreas.

            É por isso, Sr. Presidente, que faço daqui um importante apelo, como fiz hoje ao nosso Governo, no sentido de que, no momento em que se tomam decisões em relação ao Programa Água para Todos, da Funasa, do Ministério das Cidades, da Codevasf - vejo o exemplo da Funasa, que trata em parte do esgotamento; parte dela está relacionada à água -, possa ser priorizada a questão da água.

            Sei da realidade que estamos vivendo. Outro dia, com o Senador Eunício e com o Senador Eduardo Braga, tratamos disso com a Presidenta Dilma e mostramos a importância de que, neste instante, depois de todo o esforço que os Municípios e os Estados fizeram para que os projetos estivessem em condições de aprovação, não houvesse mais cortes. Acho que, neste momento, não cabem mais cortes. Sei que existem muitas dificuldades, mas é preciso observar, neste instante, onde se pode cortar. Pode haver corte, menos em uma área como essa, uma área de água.

            Vi a situação de Morro Cabeça no Tempo, onde a população estava desesperada. Em Avelino Lopes, um poço foi aberto agora, e a população, ávida, estava em filas para poder se abastecer. Assim foi em muitas regiões por onde passei. Em Cristalândia, a situação era dramática!

            Então, Sr. Presidente, quero fazer esse apelo. E tenho a certeza de que o faço em nome principalmente da Bancada do Nordeste. Pela importância do fato, penso que não é possível neste instante irmos além de onde fomos.

            No Rio Grande do Norte, no Ceará, em Pernambuco, na Paraíba, na Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no próprio Maranhão e em outros Estados também atingidos por essa dificuldade, como o Espírito Santo e Minas Gerais, temos de garantir as condições para o atendimento do que é prioridade. E, da mesma forma que o alimento, a água também é prioridade, tanto é assim que o Presidente Lula implantou o Programa Água para Todos, e a Presidente Dilma fez uma proposta mais ousada.

            Daqui, faço esse apelo, para que a Funasa, o Ministério da Saúde, a Casa Civil, o Ministério do Planejamento e o Ministério da Fazenda possam manter esse limite máximo a que chegamos, algo em torno de R$3,1 bilhões aplicados em áreas importantes como essa. E é preciso priorizar a água. É essa a posição que estamos apresentando aqui, e tenho a certeza de que essa é uma prioridade do Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2013 - Página 93608