Fala da Presidência durante a 224ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem Póstuma ao ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem Póstuma ao ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2013 - Página 91620
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, NELSON MANDELA, EX PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA DO SUL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT-RS) - Eu queria, primeiramente, neste momento tão triste, em que o mundo está de luto, neste momento em que a humanidade chora a morte do maior líder do Planeta, que foi Nelson Mandela, farei aqui uma introdução e, depois, irei à tribuna para falar sobre a vida deste homem que é um símbolo para todos nós. Trata-se de um homem que conseguiu ser unanimidade no Planeta.

            Em primeiro lugar, quero cumprimentar toda a equipe do Senado, que, embora o anúncio tenha sido ontem à noite, já hoje, na capa do Jornal do Senado, fez estampar a figura de Nelson Mandela, bem como as manifestações de inúmeros Senadores que, já ontem à noite, pelas redes sociais, se posicionaram sobre o tema.

            Cumprimento a Claudia Lyra e toda a sua equipe, que, espontaneamente, claro, seguindo a orientação, sempre, do Presidente Renan, já, hoje, pela manhã, como o mundo todo faz, colocam aqui a foto desse líder maior da humanidade com uma, entre tantas frases de Mandela, em que ele diz: “Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.

            Senador Acir Gurgacz, V. Exª é o primeiro inscrito. Eu queria que V. Exª viesse à tribuna e, assim, eu pudesse fazer uma pequena introdução, que seria uma homenagem simbólica, na abertura dos trabalhos, a Nelson Mandela. Depois, eu farei a fala da tribuna.

            Mas, enfim, eu dizia aqui, na abertura desta sessão, que não há como, hoje, nós todos não falarmos dessa questão. Nossos corações, os corações de toda a humanidade, hoje, choram. O mundo silencia. Procuramos respostas, eu sei, e, sempre, num momento como este, e não encontramos. Perguntas, dúvidas, angústias e os porquês estão por todos os lados, em cada gesto, em cada olhar, lembrando a figura de Mandela.

            Buscamos de todas as formas os meios de descobrir uma explicação para algo que não depende de nossas mãos. Por quê? Por que Mandela faleceu? Bem; isso não compete a nós, o “sim” ou o “não”. Isso acompanha a humanidade. Desde a criação de Deus, sempre o homem procura respostas para tudo. Claro que ninguém quer perder o convívio com os seus entes queridos, com os seus amados e amadas. Não aceitamos e, muitas vezes, nos rebelamos, mas mostramos, na verdade, o nosso egoísmo.

            Nelson Mandela está nos iluminando lá de cima. Enfim, o homem não entende que a vida aqui na Terra é apenas uma passagem. Cada um de nós tem uma missão; Mandela teve a dele. E a dele foi concluída, por isso Mandela viajou.

            A missão de Nelson Mandela foi a mais linda da nossa geração, no mínimo. A missão de Nelson Mandela foi a de cultivar um grande jardim, onde todas as flores, independentemente da cor, tinham o mesmo valor - plantas, árvores, frutos.

            Regar diariamente esse jardim, sem desejar nada em troca, foi a missão de Mandela. Podar se necessário, abrir novos caminhos, cuidar, acarinhar, fazer o despertar das consciências, na luta permanente contra todo tipo de preconceito - todo tipo de preconceito!

            Ali está Nelson Mandela: em um jardim onde os homens são iguais entre os seus iguais; onde a liberdade canta suas cantigas de embalar, de ninar; onde o beijo resgata a essência das relações humanas; onde o abraço convive, lado a lado, com as pessoas e as suas diferenças, levando fé, respeito e esperança para todo um planeta.

            Esse foi e é Nelson Mandela!

            As suas ideias, os seus ideais, as suas lindas mensagens ficarão sempre a brilhar junto e à frente de cada um de nós.

            Esse foi Nelson Mandela, um africano de todas as cores e sabedorias; um homem que teve a feliz e vitoriosa missão de cultivar o jardim da igualdade.

            Assim é a vida, e nós temos de compreender, porque buscamos todos, todos que a eternidade seja nas causas e não nas coisas.

            Nelson Mandela é um símbolo das melhores causas da humanidade.

            Assim abro a sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2013 - Página 91620