Pela ordem durante a 230ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à concessão de asilo político ao Sr. Edward Snowden.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
IMPRENSA, POLITICA EXTERNA.:
  • Apoio à concessão de asilo político ao Sr. Edward Snowden.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2013 - Página 96991
Assunto
Outros > IMPRENSA, POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, ESPIONAGEM, APOIO, ORADOR, CONCESSÃO, ASILO POLITICO, ANALISTA, AGENCIA NACIONAL, SEGURANÇA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETO, APROVAÇÃO, ASILO.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje o jornal Folha de S.Paulo nos trouxe ao conhecimento uma carta do Sr. Edward Snowden pedindo a concessão... Claramente é uma carta endereçada ao povo brasileiro, mas que é, de fato, uma carta ao nosso País, eu diria uma carta à Presidente do nosso País, a Senhora Dilma Rousseff. É uma carta em que o Sr. Edward Snowden diz claramente que possui informações relevantes para nossa soberania e para a segurança do nosso País.

            Diante disso, Sr. Presidente, me parece que não nos restam alternativas, enquanto representantes do povo brasileiro aqui no Congresso Nacional, e não restam alternativas à nossa diplomacia, não resta outra medida à nossa Presidente da República, como representante da soberania nacional, senão conceder ao Sr. Edward Snowden o asilo diplomático que está sendo por ele solicitado expressamente nessa carta endereçada ao povo brasileiro.

            Nesse sentido, Sr. Presidente, eu estou encaminhando à Mesa uma moção, nos termos regimentais, para que seja encaminhada à Presidência da República uma moção de apoio ao pedido de asilo do cidadão americano Edward Snowden, que se encontra refugiado na Federação Russa, para que ele seja cidadão asilado em nosso Estado, e para que ele possa, sob asilo diplomático brasileiro, prestar ao Estado brasileiro e ao povo brasileiro as informações que detém sobre a ameaça à segurança nacional, à segurança brasileira.

            Essa moção, Sr. Presidente, vai assinada por mim, e eu tenho a honra de subscrevê-la em conjunto com o Senador Ricardo Ferraço, Presidente da nossa Comissão de Relações Exteriores.

            Encaminho agora esta moção à Mesa para, dentro da conveniência da Mesa e do Plenário, nós podermos, ainda na sessão de hoje, apreciar essa moção como moção do Senado Federal à Senhora Presidente da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2013 - Página 96991