Discurso durante a 230ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização de videoconferência entre membros da CPI da Espionagem no Senado e integrantes do Parlamento Europeu.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO, POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da realização de videoconferência entre membros da CPI da Espionagem no Senado e integrantes do Parlamento Europeu.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2013 - Página 96999
Assunto
Outros > SENADO, POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, VIDEO, PARTICIPAÇÃO, RICARDO FERRAÇO, FERNANDO COLLOR, SENADOR, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, CONGRESSISTA, PARLAMENTO EUROPEU, ASSUNTO, ESPIONAGEM, AMBITO INTERNACIONAL.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu quero aqui fazer um comunicado em plenário de algo que considero muito importante.

            Nós estivemos, hoje à tarde, eu e o Senador Ferraço, que é o Relator da CPI que trabalha essa questão da espionagem, em uma videoconferência aqui, no Interlegis, com o Parlamento Europeu. Os Parlamentares presentes, Presidente Renan, apenas eu, que presido a Comissão, e o Senador Ferraço, que é o Relator, e, da parte do Parlamento Europeu, havia mais de 15 Parlamentares presentes, Senador Collor de Mello. Foi um debate muito interessante entre nós e aquele Parlamento, que também mantém uma comissão de inquérito relativa à matéria.

            É a primeira vez, Presidente Renan, que uma CPI do Senado realiza uma reunião por videoconferência e dá muito certo porque o sinal não apenas estava muito bom como foi muito tranquilo e fácil o diálogo entre os Parlamentares europeus e os Parlamentares brasileiros.

            Quero dizer que tanto o Senador Ferraço quanto eu, assim como outros Senadores e Senadoras que participam da Comissão, estamos trabalhando e estudando muito a realidade brasileira no que diz respeito à nossa capacidade de defesa do próprio Estado brasileiro, de nossas empresas e dos cidadãos brasileiros e, a partir desse diagnóstico, nós queremos apresentar um conjunto de sugestões sólidas para o Poder Legislativo, assim como uma série de proposituras de mudanças e até mesmo avanços na legislação brasileira porque o mundo está vivendo uma transformação muito rápida e, dessa forma, nós também deveremos nos adaptar a essas transformações. E, entre tudo que nós estamos debatendo, Presidente, creio que um forte investimento em ciência e tecnologia é fundamental para o nosso País, investimento esse que deve vir não somente com recursos próprios, mas em parceria com outras nações amigas que também precisam muito disso.

            Então, agradeço, Presidente Renan, à equipe técnica do Senado, a competência da equipe técnica nossa, dos consultores do Senado, que ajudaram a organizar essa videoconferência que considero fundamental.

            Não sei se o senhor me ouviu. Da parte do Brasil, éramos dois Senadores e, da parte do Parlamento Europeu, havia mais de 15 Deputados participando dessa videoconferência. Então, que V. Exª transmita aos servidores da Casa nossos agradecimentos à equipe técnica pela realização dessa videoconferência hoje.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2013 - Página 96999