Pela ordem durante a 230ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido de providências ao Senado Federal quanto à denúncia de ameaças feitas pela Abin ao Sr. Paulo Fonteles Filho.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, SENADO.:
  • Pedido de providências ao Senado Federal quanto à denúncia de ameaças feitas pela Abin ao Sr. Paulo Fonteles Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2013 - Página 97170
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, SENADO.
Indexação
  • PEDIDO, PROVIDENCIA, SENADO, REFERENCIA, ATUAÇÃO, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), RELAÇÃO, AMEAÇA, PESSOA FISICA, MOTIVO, DEPOIMENTO, LOCAL, SUBCOMISSÃO, VERDADE, JUSTIÇA, COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS (CDH).

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Em nome do Partido Socialista Brasileiro, eu quero, aqui, manifestar grave preocupação com esse assunto, com esse tema trazido aqui pelo Senador João Capiberibe.

            Eu me lembro, Senador Jorge Viana, de quando, ainda na luta democrática daqueles que lutavam pela reforma agrária no Estado do Pará, o pai do Paulo Fonteles Filho, o Paulo Fonteles, foi assassinado, como foi assassinado o Deputado Estadual João Batista, do Partido Socialista Brasileiro.

            Esse tema é da maior gravidade. Nós não podemos admitir, em hipótese alguma, a mera possibilidade de que uma agência do Estado esteja perseguindo qualquer pessoa em função da sua opinião, da sua ação política, das suas investigações.

            Portanto, eu quero aqui me somar àqueles que cobram providências do Senado, e entendo que a Comissão de Direitos Humanos deve, imediatamente, convocar o Ministro-Chefe da Abin para prestar esclarecimentos, como também deve solicitar à Polícia Federal que garanta segurança ao Sr. Paulo Fonteles Filho.

            Nós estamos vivendo o maior período da democracia brasileira, democracia conquistada com muita dificuldade e com sacrifício de alguns, que lutaram para a conquista desse momento. Portanto, atitudes como essa - se efetivamente comprovadas - são absolutamente inadmissíveis, e os responsáveis devem ser punidos de forma exemplar.

            Portanto, fica aqui a preocupação da Liderança do Partido Socialista Brasileiro e a cobrança de providências por parte do Senado Federal, não apenas para garantir a integridade física do Sr. Paulo Fonteles Filho, mas também para que possamos ir a fundo na investigação dessa grave denúncia.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2013 - Página 97170