Discurso durante a 231ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem à agropetucária e ao agronegócio brasileiro.

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à agropetucária e ao agronegócio brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2013 - Página 97461
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, RELAÇÃO, AGROPECUARIA, MOTIVO, AUXILIO, ECONOMIA, PAIS.

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pretendia hoje, nesta sessão que encerra os nossos trabalhos, prestar uma homenagem devida à agropecuária e ao agronegócio brasileiro; dizer aqui, desta tribuna, que o Brasil deve, e deve muito, ao agronegócio brasileiro, que já é responsável por mais de 22% do Produto Interno Bruto nacional e que representa um volume de exportações acima de 40% do total das vendas brasileiras ao comércio exterior.

            Quando relatamos o Código Florestal, nobre Senador Jorge Viana, havia se instalado no País um conflito, que eu chamava de falso conflito, entre a produção agrícola e a preservação vegetal, a preservação florestal.

            Eu disse várias vezes que a agricultura e o meio ambiente eram como irmãos siameses, ligados intrinsecamente, interdependentes, partindo inclusive da premissa de que o agricultor, o verdadeiro agricultor, principalmente o pequeno agricultor, o agricultor familiar, foi, durante toda a trajetória nacional, um grande preservador.

            O que aconteceu neste País nos últimos 20 anos, Sr. Presidente? A área plantada para a produção de grãos, que é a grande locomotiva do agronegócio nacional, cresceu 37%, e a produtividade, marcando a produção, mais de 176%. Esse é um sinal, Sr. Presidente, de que, ao escrevermos o novo Código Florestal brasileiro, estávamos certos do sentido de que a agricultura brasileira não precisa desmatar para continuar crescendo. A Embrapa está aí como um forte braço tecnológico a garantir o crescimento fantástico da produtividade agrícola, da produção cada vez maior de produtos agropecuários em menor escala de área plantada.

            Quero, pois, Sr. Presidente, com a brevidade que exige este momento - já que o Vice-Presidente do Congresso Nacional está à espera para iniciar a sessão do Congresso -, prestar esta homenagem à agropecuária brasileira.

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC) - E não tenho dúvida de que o País, ensolarado como é o Brasil, com terra fértil como tem o Brasil, com tecnologia praticamente líder em agricultura tropical que tem o Brasil, com abundância de água como tem o Brasil, com as medidas de recomposição florestal previstas no Código Florestal, com a manutenção da vegetação ciliar das áreas de preservação permanente e de reserva legal, o Brasil vai dizer ao mundo que garantirá o suprimento de alimentos para a população dos cinco continentes, mas manterá em seu Território um conjunto florestal fantástico, que abrange 63% das terras do País. O Brasil vai continuar dando esse exemplo.

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC) - E a agropecuária à frente, demonstrando um Brasil capaz, um Brasil que não tem complexo de vira-lata, como assinalava Nelson Rodrigues, um Brasil que pode se ombrear com qualquer nação do mundo, em termos de agricultura com conteúdo científico, com conteúdo tecnológico, e, acima de tudo, agricultura que sabe crescer pela produtividade, e não pelo desmatamento.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2013 - Página 97461