Discurso durante a 231ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário em relação a importância da economia empreendida no Senado como atitude de responsabilidade social; e outro assunto.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA, FEMINISMO. SENADO.:
  • Comentário em relação a importância da economia empreendida no Senado como atitude de responsabilidade social; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2013 - Página 97698
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA, FEMINISMO. SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA, PRESENÇA, PRESIDENTE, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), RELAÇÃO, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, NUMERO, MULHER, POLITICA, PAIS.
  • COMENTARIO, REFERENCIA, IMPORTANCIA, CORTE, GASTOS PUBLICOS, SENADO, FATO, INVESTIMENTO, POLITICA SOCIAL.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Sr. Presidente, o Rio Grande do Sul hoje foi muito homenageado. Então, eles têm preferência. Hoje nós vamos dar a preferência para os Senadores que já estavam esperando para fazer a manifestação. Eu ficarei aguardando aqui, de pé, para fazer o pronunciamento. Obrigada, Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senador Pedro Taques.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Apoio Governo/PDT - MT) - A educação vem antes do Regimento. Eu prefiro ceder.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senadora Ana Amélia.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Bom, então, aos cavalheiros, que são sempre tão gentis comigo e com as demais colegas Senadoras, Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, eu não pude ter a oportunidade de ouvir inteiramente a sua prestação de contas, que é um ato de transparência da gestão no comando desta Casa - V. Exª, quando fala, fala pela Mesa do Senado. Eu estava, junto com a Senadora Vanessa Grazziotin, numa audiência com o Ministro Marco Aurélio Mello, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, tratando que seja ampliada a participação das mulheres no processo eleitoral brasileiro.

            Nós estamos numa posição extremamente constrangedora, até, do tamanho que é o Brasil, tendo uma Presidente da República, que hoje prestigiou a solenidade aqui no Senado Federal, a Presidente Dilma Rousseff, e muitas Ministras. Os Tribunais Superiores estão com muitas mulheres dignificando a todas nós. Mas, na política, no embate eleitoral, a participação é muito pequena. Então, por isso, eu não estava.

            Mas eu queria me associar ao que a Senadora Lúcia Vânia muito bem ponderou, porque sempre foi voltada, como secretária da área social, à questão da destinação do recurso economizado na sua gestão. Cortar recurso no setor público, Presidente, não é uma coisa fácil, sempre há uma queixa daqueles setores que são, de alguma maneira, afetados. Mas é preciso dizer a todo o corpo funcional da Casa que, quando acontece isso, todos compartilham com uma responsabilidade social elevadíssima, que é todos fazerem um esforço para contribuir para um número muito maior de pessoas que precisam.

            Hoje de manhã, no Bom Dia DF, a matéria que apareceu sobre creches em Brasília, na Capital da República, é uma coisa triste, Presidente. E V. Exª não viu a matéria, ou talvez não tenha sido orientado por ela, mas a decisão de sugerir que os R$200 milhões economizados sejam canalizados ou para o Bolsa Família ou para as creches, as creches têm uma finalidade. São mães que trabalham e que não têm onde deixar os filhos. Então, isso é muito relevante, tem um fundo social enorme. Está muito sintonizado com as ruas que nós vimos em junho. E esse compromisso V. Exª está resgatando não só com o passe livre, iniciativa de V. Exª, mas também com isso e com as demais iniciativas.

            Por fim, Presidente, eu queria agradecer a atenção e a colaboração de V. Exª a todas as iniciativas que tivemos aqui, de minha autoria, na questão do Outubro Rosa, do Novembro Azul, em que toda a equipe de relações públicas do Senado Federal, a Mesa Diretora, a sua assessoria direta, na Presidência do Senado, deu uma enorme contribuição para o sucesso desses eventos, que são de interesse da saúde pública brasileira.

            E quero desejar a V. Exª, a toda a Mesa, ao Senador Jorge Viana, ao Senador Jucá, ao Senador Flexa, a todos, à Senadora Angela Portela, a todos um Natal muito bom e um 2014 com muitas realizações, que mostrem ao povo brasileiro a importância e a relevância do Poder Legislativo.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2013 - Página 97698