Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela integração da energia elétrica de Tucuruí ao Amapá e a Manaus.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA, POLITICA ENERGETICA. :
  • Comemoração pela integração da energia elétrica de Tucuruí ao Amapá e a Manaus.
Publicação
Publicação no DSF de 06/02/2014 - Página 69
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA, POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, INTEGRAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, TUCURUI (PA), ESTADO DO PARA (PA), AMAPA (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).

            O SR. JOSÉ SARNEY (Bloco Maioria/PMDB-AP. Sem revisão do orador.) - Com a sua generosidade e o consentimento de todos os colegas, antes de iniciar a discussão, queria que V. Exª me permitisse ser muito breve para um comunicado que acho da maior importância para o Brasil.

            Sr. Presidente, é que nós só tínhamos um sistema isolado de energia no Brasil, o sistema do Amapá, uma vez que até o sistema do Amazonas foi integrado através do linhão de Tucuruí, que liga a energia de Tucuruí a Manaus.

            A partir desta semana, mais precisamente a parir de ontem, a energia elétrica de Tucuruí também chegou ao Amapá, o que significa que o Brasil está unido, de Norte a Sul, dentro do mesmo sistema de energia elétrica.

            É uma obra gigantesca, Sr. Presidente, que atravessou a Floresta Amazônica, atravessou o Rio Amazonas com torres de 300m de altura e que chegou até o Amapá, a Manaus, integrando este País extraordinário, que é um continente, por meio da energia elétrica. Penso que isso é algo tão importante que devemos registrar nos Anais do Senado Federal.

            Quero dizer que é tão importante que o informativo do Sistema Nacional de Energia Elétrica comunica em seu Boletim que, “às 23h07min, foi ligada a linha de transmissão de 230KW de Jurupari/Laranjal e, em seguida, às 23h28min, chegando até às 23h40min, com a última ligação da linha de transmissão de 230KW de Laranjal/Macapá”.

            Portanto, é uma notícia extraordinária que nós temos para o Brasil, para orgulho nacional, esse gigantesco sistema de energia elétrico, funcionando no País inteiro, de Norte a Sul, realizando aquele sonho que todos nós sempre falávamos: da união do Oiapoque ao Chuí.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/02/2014 - Página 69