Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o projeto de lei do Senador Aécio Neves, que visa regulamentar o Programa Bolsa Família.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Considerações sobre o projeto de lei do Senador Aécio Neves, que visa regulamentar o Programa Bolsa Família.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2014 - Página 93
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, DEBATE, ASSUNTO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, AECIO NEVES, SENADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), REFERENCIA, REGULAMENTAÇÃO, PROGRAMA DE GOVERNO, BOLSA FAMILIA, CRITICA, ATUAÇÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MOTIVO, IMPEDIMENTO, TRAMITAÇÃO, MATERIA.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Minoria/PSDB - SP. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu já tenho uma longa vivência parlamentar na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e, agora, no Senado e quero dizer a V. Exª que nunca vi uma questão regimental ser discutida com tanta paixão, como vem acontecendo com esta.

            Qual a razão para o Líder do Governo no Congresso e o Líder do PT reagirem dessa forma, de tal maneira, à beira de um ataque de nervos, por conta de uma questão regimental decidida, e muito bem decidida, pelo Senador Moka na Presidência da Comissão de Assuntos Sociais?

            O Senador Moka, aliás, tem se conduzido, como é sua marca registrada, com a mais absoluta isenção, com o mais alto espírito público, e assim vem decidindo questões semelhantes, inclusive rejeitando um requerimento meu, da mesma forma como decidiu agora a questão suscitada pelo Líder Humberto Costa.

            Na verdade, o PT está nervoso com esse tema. Eles não querem nenhum aperfeiçoamento no Programa Bolsa Família. Para eles, o Bolsa Família é o suprassumo da política social, não é preciso mudar mais nada para aperfeiçoá-la. Qualquer mudança que se sugira, como essa proposta pelo Senador Aécio Neves, para incluir o Bolsa Família numa sistemática consolidada, transparente, participativa, que é aquela prevista pela Lei Orgânica de Assistência Social, é vista como crime de lesa-majestade.

            A lei na qual se baseia o programa atual foi resultado de uma longa evolução, passou por experiências municipais - como foi o caso da experiência de Campinas, com o Prefeito Grama, do PSDB -, passou pelo Programa Bolsa Escola, do Distrito Federal, o que foi implementado pelo governo Fernando Henrique Cardoso na Bolsa Escola e, depois, na Bolsa Alimentação, com base em um cadastro nacional criado por nós, sob a direção, à época, da Senadora Lúcia Vânia.

            O Programa Bolsa Família, que, como disse, é resultado de uma longa experiência, de uma longa evolução, não pode, na opinião dos Líderes do PT, mais ser alterado em nada. E queremos aperfeiçoá-lo, queremos melhorá-lo, queremos subtrair esse programa da esfera da chantagem político-eleitoral que o PT tem praticado sistematicamente ao longo dessas últimas eleições. Os candidatos do PT têm dito, assoalhado, à boca pequena, quando não na televisão, que o PSDB, se voltasse ao governo, iria acabar com o Bolsa Família. Isso não é verdade! Isso foi uma mentira muitas e muitas vezes disseminada como forma de chantagem eleitoral, e nós queremos, entre outras coisas, retirar esse programa do mercado político, do baixo mercado político, e transformá-lo, efetivamente, em uma política de Estado que pode e deve ser aperfeiçoada, como é a proposta do Senador Aécio Neves.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2014 - Página 93