Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de inclusão da PEC nº 39 na Ordem do Dia da CCJ.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Solicitação de inclusão da PEC nº 39 na Ordem do Dia da CCJ.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2014 - Página 98
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, SENADO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, ORADOR, REFERENCIA, REGULAMENTAÇÃO, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), IMPORTANCIA, MELHORIA, SITUAÇÃO, ECONOMIA, MUNICIPIOS.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP-RS) - Pela ordem, Presidente Jorge Viana.

            Na condição de Presidente da Subcomissão de Assuntos Municipais da Comissão de Assuntos Econômicos desta Casa, eu gostaria de aproveitar a presença do Presidente da CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, da qual não faço parte, e do Relator da PEC nº 39, de minha autoria, que trata de melhorar as condições financeiras dos Municípios que estão em situação extremamente complicada e complexa do ponto de vista financeiro, para que seja incluída na Ordem do Dia da CCJ a referida PEC nº 39, uma vez que o Relator, Senador Eduardo Lopes, já produziu um relatório de muita qualidade.

            E essa não é uma demanda de oposição ao governo, como se vê aqui o embate. É uma matéria de interesse federativo, porque os Municípios estão sendo penalizados a cada desoneração de IPI, o que implica redução do FPM, que, para a maioria dos Municípios brasileiros, é a principal fonte de receita.

            Assim, apelo publicamente aqui, no plenário, ao nosso Senador Vital do Rêgo, Presidente da CCJ, que certamente foi demandado por prefeitos da Paraíba, como eu o sou por prefeitos de todo o País, em função da relevância da PEC nº 39.

            Muito obrigada, Sr. Presidente, Jorge Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2014 - Página 98