Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à indicação do Dr. Jorge Bastos para o cargo de presidente da Agência de transportes terrestres.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apoio à indicação do Dr. Jorge Bastos para o cargo de presidente da Agência de transportes terrestres.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2014 - Página 102
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, INDICAÇÃO, CARGO, PRESIDENTE, AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT), MOTIVO, CONTRIBUIÇÃO, RESOLUÇÃO, PROBLEMA, RODOVIA, LOCAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DEFESA, QUALIDADE, TRABALHO.

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu também quero aqui registrar o meu voto. Como disse o nosso Líder, é secreto, mas o meu voto aqui é favorável. E justifico por quê.

            Eu tenho tido vários embates, várias necessidades dentro da ANTT, e o Dr. Jorge Bastos tem sido muito prestativo em resolver os problemas setoriais não só do Estado de Mato Grosso, mas de outros Estados também. Ele em tido presteza e rapidez. Então, como ele vem já de uma gestão, tem todas as condições para fazer um bom trabalho agora, por mais quatro anos, à frente da ANTT.

            O Governo nos sinaliza com vários empreendimentos de concessão de rodovias, concessão de ferrovias, e tudo isso é um processo. Nós não conseguimos construir isso do dia para a noite, sem um planejamento, sem uma constante presença dos técnicos ou daqueles que são indicados para as agências.

            Portanto, a ANTT, sob a administração, o comando do Dr. Jorge Bastos, tenho certeza absoluta de que vai dar vazão às necessidades que nós temos.

            A exemplo do que vem acontecendo em Mato Grosso e também em Mato Grosso do Sul, nós temos 800 quilômetros da BR-163, que foi “concessionada” no Estado, mais oitocentos e poucos quilômetros em Mato Grosso do Sul que estão em fase de contratação, em fase de elaboração dos contratos, que serão assinados na próxima semana. E a ANTT terá a obrigação de fazer não só a contratação, mas de cuidar efetivamente das obras da duplicação dessas rodovias, que estão sendo concessionadas.

            No Estado de Mato Grosso, o DNIT vem fazendo 400 quilômetros por conta do Governo, desde Rondonópolis até perto de Diamantino. Nos outros 400 quilômetros, que se referem à divisa de Mato Grosso do Sul até Rondonópolis e de Posto Gil até Sinop, que são mais 400 quilômetros, só será começado a cobrar o pedágio depois que 10% das obras já estiverem duplicadas. Não aquela que o Governo vem fazendo, mas aquelas que foram contratadas.

            Então, eu gostaria de dizer aos colegas que o trabalho que a Agência Nacional de Transportes Terrestres tem nesse momento é muito grande. A responsabilidade é bastante grande, uma vez que nós já temos rodovias e ferrovias em andamento e não podemos parar.

            Portanto, quero deixar aqui registrado o meu voto.

            Oriento os colegas que ainda não votaram para caminhar nessa sequência. Vamos nessa direção, que é uma boa indicação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2014 - Página 102