Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a possibilidade de greve dos servidores da Suframa.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Preocupação com a possibilidade de greve dos servidores da Suframa.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2014 - Página 191
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, GREVE, TRABALHADOR, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), NEGOCIAÇÃO, OBJETIVO, RESOLUÇÃO, CRISE, APREENSÃO, PRODUTIVIDADE, ABASTECIMENTO, LOCAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM).

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco União e Força/PR - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, um forte clima de tensão se instala na Zona Franca de Manaus, em um momento de fragilidade da nossa economia. Servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) anunciaram que cruzarão os braços, por tempo indeterminado, paralisando os principais setores do Polo.

            Para se ter uma idéia, uma greve na Zona Franca caso persista por dez dias, por exemplo, pode causar prejuízos na ordem de R$1,2 milhão/dia para o comércio de Manaus. É preciso evitar um transtorno dessa magnitude, pois os prejuízos podem ser ainda maiores, como um desabastecimento geral do Estado do Amazonas.

            Vejo como legítimas as reivindicações dos servidores da Suframa. No entanto, é necessário negociar os pleitos e definir o melhor caminho para evitar danos à indústria e a sociedade de modo geral, que não pode e tampouco merece sofrer as conseqüências ruins que uma mobilização desse porte pode acarretar. De fato é valido lutar por melhorias salariais e por mais autonomia à Suframa.

            Nosso país dá sinais de enfraquecimento da economia e uma desaceleração dos investimentos já é sentida pelos setores estratégicos do país, principalmente, pela indústria. O momento que vivemos exige de todos nós uma força-tarefa para que as ações em andamento vigorem para que o Brasil permaneça no rumo do crescimento.

            Faço um apelo ao Ministério do Planejamento, ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a direção da Suframa que se reúnam e definam uma agenda para atender aos pleitos dos servidores antes que uma crise se instaure no Amazonas.

            Aproveito a oportunidade para reforçar a necessidade de dar agilidade aos Processos Produtivos Básicos (PPBs), item que também consta na pauta de solicitações dos servidores da Suframa. A lentidão na aprovação dos Processos vem afetando diretamente o curso produtivo do Polo Industrial de Manaus. Ou seja, este é um grande gargalo que a ZFM vem passando, cuja solução cabe única e exclusivamente ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

            Em suma, a situação que a Zona Franca vai enfrentar com a greve dos servidores da Suframa é delicada e requer medidas urgentes por parte dos órgãos competentes. Não podemos perder de vista que a Zona Franca de Manaus é sinônimo do desenvolvimento do Amazonas e que qualquer problema que coloque em risco o "motor do crescimento econômico do estado" deve ser estancado o mais rápido possível.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2014 - Página 191