Discurso durante a 15ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Contentamento com a inauguração de biblioteca pública em Cruzeiro do Sul e com a criação da Central de Atendimento ao Cidadão em Rio Branco, no Estado do Acre.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL, EDUCAÇÃO. DIREITOS HUMANOS.:
  • Contentamento com a inauguração de biblioteca pública em Cruzeiro do Sul e com a criação da Central de Atendimento ao Cidadão em Rio Branco, no Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2014 - Página 104
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL, EDUCAÇÃO. DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • ELOGIO, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC), MOTIVO, IMPLANTAÇÃO, MUNICIPIO, CRUZEIRO DO SUL (AC), BIBLIOTECA, ATENDIMENTO, CIDADÃO, INCENTIVO, LEITURA, MELHORIA, EDUCAÇÃO, CIDADANIA.
  • COMENTARIO, ARTIGO, AUTORIA, JORNALISTA, ASSUNTO, JUVENTUDE, ANUNCIO, LEITURA, SESSÃO, PLENARIO.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Cristovam Buarque, senhores telespectadores da TV, ouvintes da Rádio Senado, ocupo a tribuna para fazer apenas dois registros muito rápidos.

            O primeiro deles é que o Governador Tião Viana realizou, ontem, lá em Cruzeiro do Sul, cidade mais ocidental do Brasil e do Estado do Acre, a entrega da Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul, um investimento muito importante porque diz respeito a toda a atenção, a todo o cuidado que o Governo do Acre tem tido para com a educação no nosso Estado.

            Aliás, dizemos, com uma ponta de orgulho, com uma ponta de satisfação, que todas as pessoas que visitam o Estado do Acre hoje, Senador Cristovam Buarque - e o senhor é chamado a visitar-nos novamente -, são convidadas a visitar dois pontos em especial. Nós temos muitas realizações a mostrar, mas há dois pontos turísticos que recomendamos a todos e fazemos questão de pessoalmente apresentar aos nossos visitantes.

            Um é a Biblioteca Pública do Estado, que é uma biblioteca maravilhosa, linda. Ela foi reconstruída na virada do governo Jorge para o governo Binho, que teve toda a atenção, todo o cuidado para deixá-la concluída. Todos que visitam essa biblioteca se impressionam, se impactam positivamente, porque ela dá as condições plenas para um bom aprendizado, com boa possibilidade de acesso às novas tecnologias, com internet livre para todos os visitantes, com bom acervo de livros e, fundamentalmente, uma beleza, um acolhimento, uma receptividade que permite aos seus visitantes, sejam alunos, sejam professores, um acolhimento total. E, agora, para a minha alegria, o Governador Tião Viana estendeu esse benefício a Cruzeiro do Sul, que é a segunda maior cidade do Acre.

            Ontem falei ao telefone com o Governador Tião Viana, que estava completamente entusiasmado com a inauguração dessa biblioteca, e ele disse: “A nossa biblioteca mais bonita agora está em Cruzeiro do Sul.” Eu não tive, ainda, a oportunidade de visitá-la, só a vi quando estava em construção. E, ontem, ela foi oficialmente aberta, e o Governador Tião Viana disse, com muito entusiasmo, que, agora, temos a biblioteca mais bonita do Acre em Cruzeiro do Sul.

            E o segundo ponto de visitação em Rio Branco é exatamente a nossa Central de Atendimento ao Cidadão, que é popularmente chamada de OCA, porque ela tem o formato exatamente de uma oca; é também um projeto arquitetônico bem diferente, bem interessante e que chama atenção de todos os visitantes, exatamente pela qualidade dos serviços ali prestados.

            A Central de Atendimento ao Cidadão foi uma iniciativa também do Governador Binho Marques que foi, efetivamente, colocada em prática no Governo do Governador Tião Viana. E os números, em relação ao atendimento e em relação ao nível de satisfação das pessoas com os serviços que são oferecidos na Central de Atendimento ao Cidadão, são verdadeiramente impressionantes. Então, todos os que nos visitam, principalmente as nossas autoridades, os Ministros de Estado, sempre são chamados a visitar a Biblioteca Pública e a Central de Atendimento ao Cidadão, porque são espaços de excelência.

            Sabemos que o Estado do Acre é um Estado pobre, é um Estado da Amazônia que passa por extremas dificuldades, é um Estado que depende em 60% dos repasses constitucionais do Fundo de Participação dos Estados. Temos que, permanentemente, recorrer a financiamentos externos, para poder bancar as políticas públicas. É um Estado pobre, um Estado isolado.

            Agora, mesmo, com esse drama da enchente do Rio Madeira, o nosso Estado ficou isolado. A única estrada que dá acesso ao Acre, a BR-364, está, neste momento, interrompida, por conta da enchente do Rio Madeira. Então, toda sorte de dificuldade podemos dizer que o Acre enfrenta.

            No entanto, podemos dizer que, mesmo diante de toda sorte de dificuldade, o Acre tem procurado e tem conseguido ser exemplo numa série de ações em políticas públicas. E a que mais nos orgulha é exatamente a educação. Porque a atenção especial dada, no que diz respeito à educação, ao ter instituído um plano de cargos, carreiras e salários para os professores, há muito tempo, desde o governo Jorge Viana, mantido pelo governo Binho e, agora, com o Governador Tião Viana, para nós é motivo de orgulho. Porque mesmo passando pelas dificuldades por que passamos, no Estado do Acre, o salário básico de um professor de nível superior não está entre os menores do Brasil. Apesar de o Estado do Acre ser um dos mais pobres, ele paga um dos melhores salários do Brasil para os professores. Isso tudo para mostrar a responsabilidade e a preocupação com a educação.

            E o outro aspecto importante a ser considerado é que, para cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estado do Acre se lançou ao desafio de promover formação de nível superior para todos os seus professores da rede estadual de ensino e está praticamente concluindo esse desafio. Ou seja, no Estado do Acre hoje todos os professores da rede estadual estão com seu nível superior concluído ou em fase de conclusão, algo que também vai contribuir significativamente para melhorar a qualidade do ensino oferecido às nossas crianças.

            Exatamente por esse conjunto de medidas é que nós conseguimos, ao longo desses 15 anos, ter uma transformação para melhor e ter a qualidade do ensino reconhecida no plano nacional. O Acre, que chegou a figurar em 27º no ranking nacional de qualidade do ensino, evoluiu muito bem. Chegou ao 11º lugar no governo Jorge Viana. Chegou ao 9º lugar no governo Binho Marques. E agora, com o Governador Tião Viana, persegue esse caminho de melhorar no ranking nacional de qualidade de ensino, com uma oferta excepcional em todas as áreas do ensino.

            A própria formação técnica, através do IFAC, através do Instituto Dom Moacyr, através do Pronatec, tem avançado muito e o número de alunos tem crescido a cada ano. Há poucos dias, estivemos com o Diretor do Instituto Dom Moacyr e ouvimos do próprio professor que agora está à frente dessa instituição que, nos últimos anos, aumentamos, mais que dobramos o número de vagas a oferta e a participação desses alunos nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto Dom Moacyr. Isso tudo demonstra o quanto há preocupação do nosso Governo com a educação.

            Então, o que eu posso dizer, nesta manhã de sexta-feira, é que estou muito feliz com a notícia dada ontem pelo Governador Tião Viana, ao telefone, de que a biblioteca de Cruzeiro do Sul é uma biblioteca, a seu ver, até mais bonita que a biblioteca de Rio Branco.

            Como eu conheço a Biblioteca de Rio Branco, a biblioteca pública estadual, que é uma maravilha, visitada por pessoas conhecedoras de espaços culturais no Brasil e no exterior, tendo recebido os maiores elogios, eu posso afirmar aqui, com segurança, que essa biblioteca de Cruzeiro do Sul, ainda que eu não tenha tido a oportunidade de visitá-la - o que farei nos próximos dias -, posso afirmar que ela, com certeza, impactará muito e encherá de orgulho a população daquele Município, que tem uma característica toda especial, pois teve a influência dos padres alemães e se caracteriza pela qualidade de ensino há muito tempo. Mesmo quando o Estado se fazia ausente, mesmo quando o Estado não estava efetivamente com as políticas públicas voltadas para a qualidade de ensino, naquela região do Vale do Juruá...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... Cruzeiro do Sul já se destacava pela qualidade de ensino dada a contribuição dos padres alemães que fizeram toda missão voltada para a educação naquela região. Dessa forma, temos pessoas muito bem formadas, filhas de Cruzeiro do Sul, a partir dessa oportunidade que tiveram com os padres alemães.

            Agora, tenho certeza de que, com essa biblioteca pública em Cruzeiro do Sul, nós teremos muito mais chances de outros alunos se destacarem. Já tivemos vencedores de prêmio nacional de literatura; neste ano, a garota que participou do Jovem Senador, pelo Estado do Acre, veio de Cruzeiro do Sul.

            Tenho certeza de que, com essa nossa biblioteca pública, inaugurada, entregue à população, o estímulo ao ensino vai ser ainda maior; e, ainda, que a contribuição do Governador Tião Viana, ao entregar essa biblioteca para o povo de Cruzeiro do Sul, vai ser inestimável, porque vai estimular ainda mais nossos jovens à prática do ensino, à busca do conhecimento e à busca da vitória na vida a partir de seu próprio esforço. Não há outro caminho para se conseguir vitória consistente na vida que não seja a partir do próprio esforço, do estudo e da busca do conhecimento.

            Eu posso dizer que nosso Governo, com o Governador Tião Viana, da mesma forma que o foi com o Governador Binho e com o Governador Jorge Viana, tem procurado dar as ferramentas necessárias...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... a que nossos jovens sejam vencedores a partir do estudo, a partir da busca, a partir da luta e pela vitória oriunda de seu próprio esforço.

            E quero dizer, para finalizar, Sr. Presidente, que eu fiquei muito impactado com um artigo que li nesta semana. Não é um artigo escrito há pouco tempo, mas é um artigo muito atual da jornalista e escritora Eliane Brum, sobre os desafios da juventude e o quanto nós temos valores deturpados.

            Eu gostaria, inclusive, de anunciar que, na segunda-feira, estarei aqui no plenário do Senado, e vou fazer a leitura desse artigo, para compartilhá-lo com milhões de pais, mães e filhos, também, adolescentes, filhos que estão atingindo a idade adulta e que precisam de maior...

(Interrupção do som.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... reforço. Um minuto, só para concluir, Sr. Presidente (Fora do microfone.). Um minuto só para concluir, Sr. Presidente, Senador Cristovam Buarque.

            Eu estava dizendo, exatamente, que esse artigo da jornalista e escritora Eliane Brum é algo que impacta fortemente a vida de pais e filhos adolescentes, que estão atingindo a idade adulta, exatamente por mostrar que a juventude, hoje, é a mais preparada sob o ponto de vista tecnológico, mas, sob o ponto de vista psicológico, é uma juventude que está carente, está necessitando de melhor preparo, exatamente porque a vida é desafiadora, e os jovens não estão se dando conta de que eles precisam ser estimulados para uma vida de desafio, porque a vida não dá nada de graça. As conquistas vêm através do esforço. Por isso, faço questão de, na segunda-feira, fazer uma leitura...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... e uma reflexão sobre esse artigo, para compartilhá-lo com pais e jovens, exatamente no sentido de que a gente tem que buscar, sempre, a consciência de que a busca, o esforço, o estudo são os caminhos mais adequados para a vitória na vida.

            Nesse sentido, quero cumprimentar, mais uma vez, o Governador Tião Viana, pela inauguração da Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul, que, eu tenho certeza, vai dar uma grande...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... contribuição para os jovens...

(Soa a campainha.)

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - ... daquela cidade de Cruzeiro do Sul. Certamente, vai ajudar a fortalecer ainda mais o espírito de luta, o espírito de busca de conhecimento e vai contribuir para a formação de muitos jovens vencedores naquela região.

            Então, que Deus abençoe todos e voltamos a esse tema na segunda-feira, aqui no plenário do Senado.

            Muito obrigado, Senador Cristovam Buarque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2014 - Página 104