Pronunciamento de Alvaro Dias em 24/02/2014
Fala da Presidência durante a 16ª Sessão Especial, no Senado Federal
Destinada a comemorar os 30 anos da realização do comício inaugural da Campanha pelas Eleições Diretas para Presidente da República.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
ESTADO DEMOCRATICO, ELEIÇÕES, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
- Destinada a comemorar os 30 anos da realização do comício inaugural da Campanha pelas Eleições Diretas para Presidente da República.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/02/2014 - Página 14
- Assunto
- Outros > ESTADO DEMOCRATICO, ELEIÇÕES, MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
- Indexação
-
- REGISTRO, IMPORTANCIA, FATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), REALIZAÇÃO, COMICIO, LOCAL, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR), REFERENCIA, MOVIMENTAÇÃO, DEFESA, ELEIÇÃO DIRETA, PAIS, PERIODO, REGIME MILITAR.
O SR. PRESIDENTE (Senador Alvaro Dias. Bloco Minoria/PSDB - PR) - Muito obrigado, Senador Rodrigo Rollemberg.
Quero pedir desculpas àqueles que, eventualmente presentes, não foram citados, em que pese sua representatividade. Saúdo a ex-Governadora de Brasília, minha querida Abadia; saúdo também o representante do Governo do Paraná, o Secretário Amauri Escudero, que está presente; agradeço aos goianos que vieram e àqueles que, vivendo aqui, em Brasília, estão mais perto deste plenário e também puderam comparecer nesta segunda-feira de manhã; e aos que se encontram nas galerias também o nosso agradecimento.
Estamos rememorando um momento histórico importante da vida nacional. E gostaria de registrar o seguinte: os senhores verificaram os nomes citados pela Senadora Ana Amélia como presentes no comício da Praça da Sé, em São Paulo, novos nomes na campanha das Diretas em relação aos que compareceram em Curitiba, porque havia, ainda, muita desconfiança em relação à campanha das Diretas num primeiro momento, e nem todos se engajaram prontamente nessa campanha.
O comício das Diretas em Curitiba foi quase exclusividade do PMDB. O PMDB que organizou e comandou aquele comício. Depois, o sucesso de Curitiba, certamente, motivou a presença de outras lideranças, lideranças de outros partidos, para que participassem efetivamente, já que, em um primeiro momento, tinham dúvidas sobre a participação na campanha, uma vez que teríamos que nos unir em um movimento suprapartidário, e alguns tinham dificuldade e constrangimento.
Outro fato que devo lembrar, também, é a ausência, na vida presente, de figuras exponenciais daquele movimento. Na verdade, dos líderes mais expressivos, dois estão vivos: Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, exatamente os que chegaram à Presidência da República, depois, pelo voto direto. Portanto, daquela memorável campanha, os líderes exponenciais, lastimavelmente, se foram. O tempo é implacável.
Dos oradores do comício de Curitiba, com exceção deste que vos fala, os demais foram: Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Mário Covas, José Richa e Mauricio Fruet. Todos se foram. Naquele comício, nós não tivemos ainda a presença de Fernando Henrique Cardoso, por isso não me referi a ele como orador.
Portanto, vejam que o tempo passou. Mas, certamente, eles se foram e seus sonhos e suas esperanças estão vivos no coração de todos os brasileiros, inclusive dos mais jovens, Matheus, como você.
Vamos ouvir, agora, um representante de Brasília e da Câmara dos Deputados.
Deputado Luiz Pitiman, com a palavra.