Pronunciamento de Valdir Raupp em 06/03/2014
Discurso durante a 22ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Presidente do PSDB, Sérgio Guerra.
- Autor
- Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
- Nome completo: Valdir Raupp de Matos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Pesar pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Presidente do PSDB, Sérgio Guerra.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/03/2014 - Página 8
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, SERGIO GUERRA, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Srªs e Srs. Senadores, creio que posso falar aqui em nome do Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros, do Vice-Presidente da República, Michel Temer, do Presidente da Câmara dos Deputados - que era colega agora lá na Câmara do ex-Senador Sérgio Guerra -, Deputado Henrique Eduardo Alves, dos Líderes - aqui no Senado, Eunício Oliveira, e Eduardo Cunha, na Câmara -, de todo nosso Partido em todo o Brasil, da Deputada Federal Marinha Raupp, que era colega do Senador Sérgio Guerra lá na Câmara.
E é com muito pesar que venho à tribuna lamentar a morte do Deputado Federal e ex-Senador Sérgio Guerra, que faleceu na manhã desta quinta-feira, em decorrência de pneumonia que agravou o seu estado de saúde. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submetia a tratamento da doença.
Embora tenha nos deixado aos 66 anos, Sérgio Guerra apresenta um longo rol de serviços prestados ao País. Economista com experiência na iniciativa privada, filiou-se ao PMDB em 1981, elegendo-se Deputado Estadual em Pernambuco no ano seguinte. Foi Deputado Constituinte Estadual, em 1986, mas afastou-se da Assembleia Legislativa de 1988 a 1989, quando foi Secretário Estadual de Indústria e Comércio, na gestão do Governador Miguel Arraes. Em 1990, foi eleito Deputado Federal e, em 2002, eleito Senador. Voltou à Câmara dos Deputados nas eleições de 2010. Passou por PDT e PSB, até se fixar em definitivo no PSDB, partido do qual foi presidente entre 2007 e 2013.
A convivência com ele nesses anos em que exerceu mandato no Senado da República nos mostrou um homem dedicado ao interesse público, à defesa da transparência e sempre preocupado com o melhor para o País. Mostrou-se, ao longo desses mais de 30 anos de vida pública, uma pessoa sensata, aberta ao diálogo, com grande capacidade de articulação e liderança, habilidades que o levaram à presidência do PSDB. Seus colegas de Partido destacam sempre o papel que ele teve na modernização da agremiação.
Além disso, sempre se revelou um ser humano de espírito ativo, mas conciliador. Neste momento, a política brasileira perde um grande lutador, um homem que defendeu o melhor para Pernambuco e para o Brasil, sempre em prol de projetos que visassem a melhorar a vida do povo do nosso País.
Estamos tristes com a morte de Sérgio Guerra. Pernambuco, a família e os amigos perdem um grande político de destaque nacional, um homem que, enfim, deixou uma imagem de correção, diálogo e preocupação com o interesse público.
Cabe-nos, neste momento de grande tristeza, prestar as homenagens devidas a um homem que honrou o Estado de Pernambuco e o Brasil. Estamos de luto, Sr. Presidente, e prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos do nosso querido ex-Senador Sérgio Guerra.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.