Discurso durante a 22ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Presidente do PSDB, Sérgio Guerra.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Pesar pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Presidente do PSDB, Sérgio Guerra.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2014 - Página 9
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, SERGIO GUERRA, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF. Sem revisão do orador.) - Se o Senador Valdir Raupp quiser, podemos juntar todos os requerimentos, Presidente Jorge Viana, porque, em meu nome, em nome do Bloco o qual tenho muito orgulho de liderar, com muita humildade, que é o Bloco União e Força PTB/PR/PSC/PRB, também fizemos um requerimento, que eu peço permissão a V. Exª para ler rapidamente.

            Requeiro, nos termos do art. 218, II, e do art. 221, I e II, do Regimento Interno do Senado Federal, em nome do Bloco Parlamentar União e Força, inserção em ata de voto de pesar e apresentação de condolências a sua família, pelo falecimento do Deputado Federal e ex-Senador Sérgio Guerra.

            Na justificação, digo o que todos aqui já colocaram. Vou falar rapidamente.

            Sérgio Guerra foi um economista e político brasileiro de grande destaque pelos lugares onde passou. Ocupou diversos cargos em sua trajetória política - o que já foi relatado aqui por todos os outros Senadores -, dentre eles o de Deputado Estadual, o Deputado Federal, o de Senador. Em 2007, Sérgio Guerra foi eleito presidente nacional do PSDB, posição que ocupou até maio de 2013. Sua gestão à frente da legenda foi marcada pela modernização do processo de comunicação, que passou a entender as mídias sociais como ferramenta de diálogo do Partido com os diversos segmentos da sociedade - uma de suas marcas.

            Por todo o grandioso trabalho realizado, em meu nome e em nome do Bloco Parlamentar União e Força - em nome do Alfredo Nascimento; do Blairo Maggi; de um pernambucano que deve estar muito sentido também, que é o nosso querido Armando Monteiro; do Cafeteira; do João Vicente Claudino; do Mozarildo Cavalcanti, que era muito amigo dele também; do Presidente Fernando Collor; do Eduardo Amorim; enfim, de todos aqueles que participam do nosso Bloco, eu gostaria de expressar minhas sinceras condolências aos seus familiares e amigos neste momento de perda tão dolorosa.

            Hoje é uma sessão triste para a gente, para o Senado, para os servidores do Senado, para todos aqui que conviveram com ele, como eu, que tive a oportunidade de conviver.

            Foi muito bem colocado por todos os Senadores, pela Senadora Ana Amélia, mas eu gostaria de dizer que uma das frases que ficou aqui e que falou no meu coração foi o cumprimento de acordo. O Senador Paulo Paim me lembrou bem, com relação a Sérgio Guerra, que nós fizemos vários acordos aqui entre 2007 e 2010. “Com isso aqui eu concordo, com isso eu não concordo. Vamos debater”. Por várias vezes, discutimos vários projetos, e ele sempre firme nas suas posições e sempre muito correto, muito leal, muito sério. Sérgio Guerra é um dos grandes Parlamentares, durante esses sete anos que eu convivo aqui, com quem tive muito prazer em conhecer.

Foi o que o Senador Paulo Paim colocou, cumpridor de acordo, um homem com quem você combinava algo e podia deixar. Ele defendia as posições acordadas com todos. E esse é um perfil que é muito bom no mundo da política.

            Então, ele realmente era um político com P maiúsculo e, hoje, Pernambuco perde um grande representante; o Brasil perde um dos grandes, dos grandes, dos grandes políticos deste País.

            Muito obrigado, Presidente Jorge Viana.

            Em meu nome, em nome do nosso Partido, o PTB, em nome das lideranças nacionais, do PTB, também, em nome das lideranças nacionais do PR, do PSC e do PRB, enfim, do Bloco União e Força, já fizemos esse requerimento, também, que eu juntarei a todos os demais, por essa perda, sentida, do nosso querido Sérgio Guerra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2014 - Página 9