Pela Liderança durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S. Exª em evento organizado pela Globe International, em Washington– EUA, para debater a questão ambiental, com enfoque nas mudanças climáticas..

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE, POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da participação de S. Exª em evento organizado pela Globe International, em Washington– EUA, para debater a questão ambiental, com enfoque nas mudanças climáticas..
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2014 - Página 207
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE, POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, REPRESENTANTE, PARLAMENTO, MUNDO, REALIZAÇÃO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DEBATE, MEIO AMBIENTE, MUDANÇA CLIMATICA, ENFASE, EVOLUÇÃO, POLITICAS PUBLICAS, LEGISLAÇÃO, BRASIL, ALTERAÇÃO, CLIMA, IMPORTANCIA, ACORDO INTERNACIONAL, MEDIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, companheiros e companheiras.

            Senadora Lídice, se V. Exª pudesse me alcançar...(Pausa.)

            Sr. Presidente, eu venho à tribuna neste momento para relatar um pouco o que foi o encontro em Washington, nos Estados Unidos, de que tive a honra de participar. Foi um encontro que aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, sendo que, no dia 26, tivemos uma reunião preparatória. Na sequência, nos dias 27 e 28, tivemos uma Plenária Geral, com a participação de delegados de todos os países. Na sequência, nos dias posteriores, encontro onde discutimos a organização do evento que acontecerá ainda neste ano, no mês de junho, no período de 6 a 8 do mês de junho, que será a 2ª Cúpula Mundial de Parlamentares.

            Esse encontro foi organizado pela Globe International. A Globe é uma entidade internacional que reúne vários parlamentos e grupos de parlamentares de vários países, e seu objetivo principal é debater a questão ambiental, sobretudo as mudanças climáticas.

            Aqui entre nós, participam muito desses eventos o Senador Aloysio Nunes, aqui presente. S. Exª não pode ir e perdeu, infelizmente, um grande encontro. Da mesma forma, o Senador Flexa Ribeiro.

            Nós tivemos uma primeira plenária, no primeiro dia, realizada no Senado dos Estados Unidos da América do Norte. Foi organizada pelos Senadores. E, entre as autoridades presentes, participou de toda a plenária, durante a manhã inteira, Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Deputados norte-americana e atualmente Líder do Governo naquela casa legislativa, que fez importante intervenção.

            Nesse debate do primeiro dia, contamos com a presença, Senador Jorge Viana, da Secretária Executiva das Nações Unidas para a Conferência de Mudanças Climáticas, Srª Christiana Figueres, que também fez uma exposição interessante, sobretudo sobre as perspectivas que se tem hoje para as próximas conferências do clima. Essas conferências acontecerão neste ano em Lima, no Peru, e, em 2015, na França, em Paris. O ano de 2015 é a data marcada para a assinatura de um novo protocolo, com metas vinculantes entre todos os países.

            Também participaram da mesa, como palestrantes, a Drª Rachel Kyte, Vice-Presidente para Desenvolvimento e Mudança Climática do Banco Mundial, assim como a Drª Naoko Ishii, Presidente do GEF. O GEF é o órgão que mais financia programas ambientais de preservação, de desenvolvimento sustentável no mundo, Sr. Presidente.

            Este evento teve a coordenação do Senador americano Edward Markey e contou também com a importante presença de vários parlamentares americanos.

            No dia seguinte, Sr. Presidente, a plenária se deslocou até a sede do Banco Mundial, em Washington, onde nos reunimos durante todo o dia. Tivemos também o prazer de contar com a presença do Presidente do Banco Mundial...

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) -…, que não apenas fez uma palestra, mas também ouviu inclusive a intervenção do Brasil naquele evento. Foi uma intervenção em que pudemos falar dos avanços que nós temos experimentado não só nas políticas públicas brasileiras, mas, sobretudo, na legislação em relação a mudanças climáticas. Então, a presença do Dr. Jim Kim, Presidente do Banco Mundial, que é médico, foi muito importante.

            Sr. Presidente, o que eu destaco de grande avanço é que este encontro, organizado pela Globe, serviu para fortalecer uma parceria, que já existe, mas que será ampliada significativamente, da Globe com as Nações Unidas e o Banco Mundial para, primeiro, contribuir para o intercâmbio de todas as nações do mundo e, segundo, colaborar com os países internamente, para que esses avancem em suas legislações de mudanças climáticas.

            Lá, fazendo um balanço de como tem sido o avanço na legislação, nós percebemos, de forma muito clara, muito objetiva e óbvia, que os países emergentes e países que têm papel muito importante na questão de mudanças climáticas são exatamente as nações que mais têm avançado no mundo em relação ao tema legislativo.

            E foi lançado, durante o evento, o mais novo estudo organizado pela Globe, que trabalha a legislação de mudanças climáticas de cem países do mundo. E o Banco Mundial, juntamente com as Nações Unidas…

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) -…, amplia esse acordo que tem com a Globe para que a gente possa chegar a alcançar todas as nações do mundo, Sr. Presidente.

            Durante a reunião, debateu-se muito e foi apresentada previamente uma resolução que deverá ser aprovada na 2ª Cúpula Mundial de Legisladores em relação a mudanças climáticas, que vai acontecer no México.

            Essa resolução será disponibilizada para consulta, através da internet, para todos os países, para que os parlamentos desses países possam apresentar sugestões, Senador Flexa. Aí, durante o mês de junho, durante a Cúpula, que antecede a Copa do Mundo do Brasil e a cúpula mundial que vai haver, chamada pelo Presidente...

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) -... de Chefes de Estados para debater as mudanças climáticas, então nós deveremos aprovar isso.

            Lembro que a 1ª Cúpula aconteceu às vésperas da Rio+20, no ano de 2012, aqui, no Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, vários parlamentares, como Cícero Lucena, que coordenava, à época, o grupo brasileiro da Globe, tiveram uma participação importante. A nossa querida ex-Senadora Serys Slhessarenko e todos organizamos uma bela cúpula mundial de parlamentares no Brasil. A próxima, repito, será no México.

            Então, Senador Jorge Viana, o objetivo desses encontros e desses eventos - e V. Exª também era convidado a participar do evento e fez muita falta - é exatamente fazer com que as Nações Unidas mirem também o seu foco para os parlamentos do mundo inteiro. Não adianta nada os governos fazerem acordos, porque os acordos não são cumpridos se leis não forem aprovadas.

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Até hoje, por exemplo, os Estados Unidos não assinaram qualquer protocolo por conta da rejeição do próprio Congresso norte-americano.

            Então, envolver os parlamentos do mundo inteiro é muito importante.

            Por fim, V. Exª me garante um minuto a mais apenas para dizer que, durante esse encontro, durante essa reunião foi eleita uma nova direção. Portanto, John Gummer, que é Lord Deben, que era o Presidente da Globe International, deixa o cargo e assume Cedric Frolick, que é o Presidente da Câmara dos Deputados da África do Sul. Tivemos, então, uma mudança importante de toda a diretoria e a gente espera continuar contribuindo com todos os países para que avancem nas leis de mudanças climáticas e, assim, ajudem na tomada de decisão para um acordo internacional.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2014 - Página 207